O fim do ano se aproxima e com ele talvez algo mais esperado que as festas de natal e Ano Novo, o 13º salário. E muitos consumidores não sabem o que fazer com o dinheiro, se compram mais presentes ou se endividam mais deixando de lado as contas já existentes.
Mas a melhor opção é quitar as dívidas, como recomenda o economista Jorge Antônio Marcelino, professor de economia da UNESC .Segundo o economista a preferência, deve ser das que tem juros maiores, como o cartão de crédito e cheque especial, que são indiscutivelmente, os maiores vilões.
“É fundamental fazer aquela “faxina financeira”. Se não for possível quitar todas as dívidas, deve-se, preferencialmente, escolher então aquelas em que a “bola de neve” dos juros encobre, num curto espaço de tempo, o montante principal. Eliminar esse tipo de dívida (com cartão, com cheque especial) é imprescindível para a recuperação da “saúde financeira”” recomenda o economista.
Se você não está endividado, a sugestão então é poupar entre 30% a 40% do 13° salário para fazer frente ao mês de janeiro, período em que as contas como do IPVA, IPTU, uniforme e material escolar baterão à porta.
Outro importante sinal é receber as duas parcelas do 13° salário para a quitação das dívidas, evitando-se, assim, na pressa, recorrer a empresas que oferecem financiamento de dívidas. Outra orientação importante é investir na poupança, guardar o dinheiro para futuros investimentos.
Fonte: Portal difusora 910
Publicado em 26/11/2012
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50