Tramita hoje no TJ, um Anteprojeto de Lei Complementar da Organização e Divisão Judiciárias do Estado, que em seu Artigo 85, inciso I transfere o município de Dores de Campos da Comarca de Prados para a de Barroso. Assim, a Comarca de Prados ficaria reduzida e passaria a correr o risco de futuramente vir a ser extinta. Diante disso, autoridades e entidades das duas cidades e da região tem trabalhado junto aos desembargadores no intuito de pedir que isso não aconteça.
No dia 15/10, estiveram em Belo Horizonte: o Prefeito Liu, o Presidente da Câmara Diego Ferreira Santos, o Vice-Prefeito de Dores de Campos Itamar Róbson Liane, o Presidente da Câmara daquela cidade Moacir Américo de Moura, o ex- juiz em Prados e já aposentado Luiz Beltrão além de outras autoridades da região. Na ocasião, visitaram o Desembargador José Afrânio Vilela, que entendendo a importância dos fatos, prometeu trabalhar a esse favor no TJ.
No dia 17/10 Liu retornou a Belo Horizonte, dessa vez para ser recebido pelos desembargadores José Afrânio Vilela e Eduardo Guimarães Andrade. Na ocasião, ele protocolou no Gabinete do desembargador Vilela 19 ofícios das prefeituras e câmaras de Prados e Dores de Campos e de diversas entidades desses municípios e de São João del-Rei, solicitando ao TJ a manutenção do Município de Dores de Campos na Comarca de Prados. Os ofícios representam os seguintes órgãos e instituições: Prefeitura Municipal de Prados, Câmara Municipal de Prados, Centro Social de Vitoriano Veloso, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Prados, Santa Casa de Prados, Loja Maçônica de Prados, Paróquia de Prados, Servidores da Comarca de Prados (Fórum Desembargador Oliveira Andrade), Associação Comercial e Industrial de Prados, Associação dos Produtores Rurais de Prados (ARP), Associação Comunitária Força Jovem de Pinheiro Chagas, Lira Ceciliana, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Dores de Campos, Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (Amver), Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São João del-Rei e Cúria Diocesana de São João del-Rei, Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes (Cisver) e Trilha dos Inconfidentes.
O Tj se reunirá amanhã(Quarta 23/10) para analisar o caso e provavelmente emitir um parecer a respeito. Conversamos com representantes da Câmara e Prefeitura de Prados que se mostraram otimistas com a permanência de Dores de Campos junto a Comarca de Prados.
Foto:Prefeitura de Prados
Publicado em 22/10/2013
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50