Tivemos o prazer de entrevistar, e de, na verdade bater um papo maravilhoso, com uma pessoa fantástica, Dona Nídia Maria da Costa Reis. Próximo de completar seus 81 anos, ela lança seu segundo livro, ”As aventuras de Gui Omar”, e gentilmente, ao lado de seu marido Newton, recebeu o Prados Online em sua casa. Em um papo descontraído, Dona Nídia falou um pouco sobre o livro, sobre trabalhos anteriores e sobre sua história de vida; e que história de vida…
Um pouco sobre Dona Nídia Costa
Nascida em Prados, casada, mãe de três filhos e avó de três netos, professora por 32 anos, Dona Nídia desde muito jovem escreveu poesias, textos e letras musicais, é dela inclusive dentre outras, a letra do Hino Oficial de Prados. Ela tem dezenas de poesias e alguns livros escritos e ainda não publicados, mais de uma centena de textos escritos voltados para o público infanto-juvenil que foram e são até hoje usados na rede escolar além de 3 peças teatrais.
Dona Nídia, essa pessoa simples e de conversa tranquila, já concorreu a um prêmio Jabuti de literatura e recentemente foi a primeira colocada em um concurso de poesias do GEBOEX sobre o tema “Qual o segredo para viver 100 anos”. Além disso, este ano recebeu da Câmara dos Vereadores de Prados o merecido título de honra ao mérito por todo o seu trabalho ligado a educação e a cultura em nossa cidade.
Em 2001, o primeiro livro publicado
Como já foi dito, Dona Nídia escreveu durante toda a vida: textos, poesias, hinos, peças… mas faltava a publicação de um livro, e ele veio em 2001. Lançado pela editora FAPI, o box com 12 livros infantís se chamou “12 Provérbios e suas histórias”, era composto por historinhas lúdicas baseadas em conhecidos provérbios de nosso cotidiano. O box alcançou grande sucesso, chegou a quarta edição, e com ele Dona Nídia concorreu ao prêmio Jabutí de literatura.
2013, é lançado “As Aventuras de Gui Omar”
“As Aventuras de Gui Omar” foi escrito a cerca de 10 anos… Em 2004, Dona Nídia tentou lança-lo, fez adaptações a pedido da editora e por anos aguardava que ele fosse publicado. Enfim, cansada de esperar e consciente de seu papel como escritora, ela “arregaçou as mangas” e resolveu lançar o livro por conta própria. Dona Nídia contou com o apoio de sua irmã Simone que custeou a impressão dos livros e de seu filho Vitor que ilustrou de maneira fantástica a história escrita pela mãe. Dona Nídia em pessoa, ainda coloriu cada uma das ilustrações.
Em Setembro de 2013 o livro foi lançado, com uma história que, apesar de escrita para o público infanto-juvenil segura a leitura de pessoas de todas as idades. A história se passa tendo como um dos principais enfoques a preservação ambiental, ela tem a Serra São José como um cenário constante e, além disso, incorpora importantes ícones de nossa história e cultura como tropeiros e boi mofado. Tudo isso em mundo lúdico, mágico, criado pela autora no qual coisas fantásticas acontecem a todo o tempo com o personagem principal.
Ficou curioso? Quer adquirir o livro?
“As aventuras de Gui Omar” pode ser adquirido com a própria autora a um preço simbólico. Para maiores informações, entre em contato diretamente com ela, através do telefone: (32)3353-6221, ou do e-mail: nidiacostareis@yahoo.com.br .
Publicado em 04/11/2013
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50