Estamos no outono, os dias mais frios característicos desta estação e do inverno podem aumentar os casos de gripe e trazer complicações para pessoas mais sensíveis às mudanças de temperatura. Geralmente vista como uma doença de menor importância, a gripe pode se tornar grave e até mesmo levar a óbito. Por isso, alertamos para a importância da Campanha anual de Vacinação contra a Gripe, que neste ano acontece entre os dias 22 de abril a 9 de maio, sendo 26 o dia de mobilização nacional.
A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% da população alvo, considerada de risco para complicações por gripe. Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação. Em Prados, como sempre, a vacinação ocorre nos postos de saúde.
Vale lembrar:
MEDIDAS DE PREVENÇÃO CONTRA A GRIPE– A transmissão do vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
REAÇÕES ADVERSAS À VACINA – Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e induração. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Publicado em 09/04/2014
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50