Dilma Roussef é reeleita Presidenta da República e governará o país por mais quatro anos.
Em uma eleição muito apertada, que passa para a história como uma das mais disputadas até hoje no país, Dilma sagra-se vencedora. Confira abaixo os números:
Biografia
Dilma Vana Rousseff do PT, economista, atual presidente da República Federativa do Brasil. Nascida em família de classe média alta, interessou-se pelos ideais socialistas durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964. Iniciando na militância de esquerda, integrou organizações que defendiam a luta armada contra o regime militar, como o Comando de Libertação Nacional (COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Passou quase três anos presa entre 1970 e 1972 pela ditadura militar brasileira, primeiramente durante a Operação Bandeirante (Oban), onde passou por sessões de tortura, e, posteriormente, no Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).
Reconstruiu sua vida no Rio Grande do Sul, onde, junto a Carlos Araújo, seu companheiro por mais de trinta anos, ajudou na fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e participou ativamente de diversas campanhas eleitorais. Exerceu o cargo de secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre de 1985 a 1988, no governo Alceu Collares. De 1991 a 1993, foi presidente da Fundação de Economia e Estatística e, mais tarde, foi secretária estadual de Minas e Energia, de 1999 a 2002, tanto no governo de Alceu Collares como no de Olívio Dutra, no meio do qual se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 2001. Em 2002, participou da equipe que formulou o plano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a área energética. Posteriormente, nesse mesmo ano, foi escolhida para ocupar o Ministério de Minas e Energia.
Em 2005, Rousseff foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil, em substituição a José Dirceu, que renunciara ao cargo após o chamado Escândalo do Mensalão. Dilma foi a primeira mulher secretária de Fazenda de sua cidade, a primeira ministra de Minas e Energia, a primeira chefe da Casa Civil e depois, a primeira Presidente da história brasileira.
Campanha eleitoral rumo à reeleição:
Presidente, candidata natural à reeleição Dilma não tem vida fácil a um bom tempo… Em 2013, múltiplas manifestações de descontentamento da população pelos mais variados motivos, colocou muita pressão sobre seu governo que organizava a Copa do Mundo de 2014.
Veio 2014, e teve copa sim, e teve também muito bombardeio de adversários durante toda a campanha, além de escândalos envolvendo membros de seu partido. Mas ainda assim, Dilma, com uma campanha focada no social e em demonstrar os avanços que as classes mais baixas tiveram nos 12 anos de governo PT e no quanto o país poderia ainda avançar na igualdade social, passou quase toda a campanha em primeiro lugar nas pesquisas.
A candidata chegou a estar em segunda nas pesquisas em um período, no começo do segundo turno, mas retomou o fôlego e no dia 26/10/2014 foi reeleita pelo povo brasileiro, Presidenta da República.
Publicado em 26/10/2014
Atualizado em 27/10/2014
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50