Bastou pouco mais de uma hora de chuva intensa e repentina para que um velho problema que atinge o município de Carandaí há mais de 12 anos voltasse a afligir o município e causar transtornos e prejuízos. Por volta das 22h00 da noite do ultimo sábado (22/11), uma chuva torrencial atingiu Carandaí e, como de costume, a região central volta a inundar. – Em poucos minutos, a tubulação que conduz o Córrego Capão do Melo por baixo do calçadão já não conseguia mais dar vazão a todo o fluxo de água e rapidamente os bueiros começaram a transbordar e a água tomar conta da rua.
Alguns carros que estavam parados no seguimento da rua ficaram parcialmente encobertos pela água, já alguns veículos estacionados ao lado da Igreja da Matriz ficaram quase que completamente submersos.
– Vale lembrar que há cerca de 10 dia atrás, representantes do Corpo de Bombeiros de Conselheiro Lafaiete estiveram nessa mesma tubulação à pedido de representantes da Prefeitura Municipal para fazer a averiguação da estrutura, a fim de buscarem uma solução para essa onda de alagamentos, onde, em análise preliminar, foi constatado o assoreamento das paredes metálicas que conduzem o córrego até o rio, devido à constante sedimentação de toda a estrutura, proveniente de longos anos sem uma fiscalização adequada, o que proporcionou a construção irregular no local, que, somado à estrutura frágil, faz com que, gradativamente, o solo ceda, obstruindo assim, a livre passagem do fluxo contínuo de água. – Com o inicio das chuvas e o auto do nível das águas, o bloqueio gerado pelo assoreamento acaba provocando os transbordamento de bueiros e, conseqüentemente, os alagamentos.
Fonte: cdinews.com.br/ Publicado em 24/11/2014
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50