Parece matéria repetida, mas não é… O verão chega, e com ele, todos os anos vem o alerta contra a dengue, que tem maior incidência nessa época.
Conversamos com membros do setor de epidemiologia de Prados, que realiza durante todo o ano um excelente trabalho de prevenção junto aos moradores, fazendo visitas nas casas, orientando e ajudando no combate ao mosquito. O fato é que isso por si só não adianta, é preciso que todos nós ajudemos nesse trabalho e principalmente nesta época estejamos ainda mais atentos.
Recentemente foram encontrados focos do mosquito em Prados, nos bairros: Pinheiro Chagas, Pedreira, Centro e Rua de Baixo, além de terem sido também encontradas larvas do mosquito nas armadilhas colocadas estrategicamente nos bairros pela equipe de epidemiologia.
Segundo informou a nossa equipe André Luiz Neves, não há motivo para alarde ou desespero. Ele ressaltou que Prados é considerada uma cidade “não infectada”, mas que a equipe nota que ao longo dos últimos anos há um aumento nos focos do mosquito, o que mostra claramente que a população precisa ficar mais atenta e redobrar as ações no combate ao mosquito. Se esses focos continuarem a aumentar, a cidade poderá ter sua classificação alterada para “infectada”.
O combate ao mosquito é simples, basta não deixar água limpa parada. Segundo os agentes Eder Andrade e Lucas Ribeiro nos informaram, basta que pelo menos a cada 5 dias, cada um de nós dê uma volta no quintal, confira possíveis recipientes que acumulem água, caixa d’água, vasos e ralos. Ainda segundo eles, em locais que realmente ficam abertos e com água (como um ralo de banheiro por exemplo), basta adicionar água sanitária ou sabão em pó à água parada para que o mosquito já não mais vá ali.
Publicado em 09/02/2015
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50