Protetores animais denunciam que um local que supostamente funciona como hospedaria e pet shop no bairro Centro, em Barbacena, é responsável por casos de negligência e maus-tratos a cães. Uma denúncia formal foi feita à Vigilância Sanitária e após vistoria foi constatado que o local era mantido sob condições precárias e não tem alvará de funcionamento.
A denúncia foi feita após vizinhos do estabelecimento notarem latidos insistentes de cães que eram mantidos sozinhos no local há dias. Segundo o laudo da Vigilância Sanitária, um cão de pequeno porte foi encontrado preso em uma gaiola, sem acesso à água ou comida. O cão estava dormindo junto a um jornal coberto de urina e fezes. No local também foi encontrado um cão idoso, faminto e sedento, andando em um canil coberto de fezes. A responsável pelo pet shop foi intimada e fez a retirada dos animais. Segundo ela, o cães têm tutores e estavam hospedados no estabelecimento há quinze dias.
Segundo a conclusão do veterinário responsável pela vistoria, é inegável do ponto de vista técnico e científico, que a situação a qual os animais estavam expostos causa sofrimento físico e mental e se configura crime de maus-tratos previsto pela lei 9605/98. No entanto, a responsável apenas recebeu orientações sobre bem estar animal e um prazo para a regularização do alvará de funcionamento.
Com informações do jornal ANDA
Publicado em 19/02/2015
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50