O aumento da mistura de etanol na gasolina de 25% para 27% começará a valer na próxima segunda, 16 de março. A nova mistura não vale para gasolina premium.
Esse aumento da mistura de etanol já havia sido confirmado pelo governo federal em fevereiro. A mudança era fortemente defendida pelas empresas de açúcar e etanol, como forma de aliviar a crise vivida pelo setor. Por outro lado, a indústria automobilística, representada pela Anfavea, vinha se mostrando contrária a uma mistura maior que os 25% atuais, argumentando que boa parte da frota ainda usa apenas gasolina no Brasil, e não estaria tecnicamente preparada.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Edson Orikassa, os carros feitos até na década de 90, com carburador, podem apresentar alterações em materiais de borracha, como mangueiras de combustíveis, além de plásticos e metais, que podem se oxidar com o etanol.
Para o professor de engenharia automotiva da Universidade de Brasília (UnB) Alessandro Oliveira, tanto os carros com carburador quanto os primeiros fabricados com injeção eletrônica podem sofrer as consequências do aumento do etanol na gasolina, que poderão ser notadas inclusive no consumo de combustível. Ainda segundo ele, a durabilidade das peças de automóveis mais modernos movidos apenas a gasolina poderá ser afetada com as alterações.
Nos carros com motor flex, que representaram cerca de 88% dos veículos novos licenciados no ano passado, a mudança não terá nenhum impacto.
Publicado em 09/03/2015
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50