Você aí achando que já havia se recuperado das discussões e brigas que teve com amigos, colegas de trabalho e familiares durante as eleições de 2014, mas março chegou e a internet voltou a se transformar num campo de batalha. Com as manifestações dos últimos dias a favor e contra a presidente Dilma Rousseff (PT), o clima esquentou muito e as pessoas voltaram a se atacar por aí…
Preparamos um manual de sobrevivência pra você não se queimar no facebook e em outras redes sociais:
1 – Pense antes de postar – Antes de postar, se pergunte: “para quem eu estou postando isso e com que intenção?”. Algumas pessoas pensam dois minutos antes de comer chocolate. No final, algumas comem menos e outras nem comem;
2 – Cautela ao reagir; nem sempre é pessoal! – Você não se aguentou, postou e agora está levando aquela saraivada de críticas? É hora de manter a calma e entender que boa parte dos comentários negativos que você vai receber não é, necessariamente, contra você. Então, não ponha mais água nessa fervura;
3 – A teoria do bar – Trate seus relacionamentos virtuais com o mesmo cuidado que você cuida suas relações pessoais. Uma boa forma de avaliar se você está fazendo isso, é imaginar-se em um bar. Se você está num bar e tem um amigo judeu na mesa, você iria fazer piada sobre judeu? As redes sociais são um bar com vários dos seus amigos.
4 – Boas maneiras – Uma boa régua para medir a intensidade do debate são as palavras que você está usando ao se manifestar na rede. Evite baixar demais o nível, é conveniente ficar longe de palavras de baixo calão, palavrões e ofensas pessoais, lembrando que a rede social é virtual, mas as pessoas do mundo de verdade estão lá, vendo tudo que você faz;
5 – Proteja-se! – Escolha melhor ao que você terá acesso nas redes sociais. No Facebook, por exemplo, você pode deixar de seguir certas pessoas e ainda assim continuar a ser amigo delas. No Whatsapp, o internauta pode colocar grupos no modo “silencioso”. Em última instância, considere se retirar de grupos e fóruns cujo conteúdo lhe incomoda.
6 – Evite constrangimentos – Sabe quando você vê uma foto antiga e se pergunta como você pôde usar aquela calça boca de sino ou casaco com ombreiras? Com a internet é a mesma coisa. Quando for postar alguma coisa, projete-se no futuro e pergunte a si mesmo: será que não vou sentir vergonha de ter dito isto quando toda essa confusão passar?
7 – Fuja de ‘bolas divididas’ – Com os ânimos acirrados, talvez seja melhor seguir o antigo conselho que diz: “futebol, política e religião não se discutem”. Na verdade ninguém vai mudar de opinião sobre o que pensa da Dilma por causa de algo que você escreveu;
8 – Desconecte-se – Se nada mais der certo e você considerar a tarefa de viver nas redes sociais impossível durante esse período turbulento, não hesite: fique off-line até essa poeira baixar.
Importante é lembrar que presidentes, partidos políticos e movimentos, vem e vão, e que as amizades ficam. Então exerçamos nossa democracia sim, mas com respeito e responsabilidade, afinal o que está em jogo é o bem comum de todos.
Charge: Blog Amarildo Charges
Publicado em 16/03/2015
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50