Há alguns dias, chamaram a atenção dos pradenses no facebook, fotos que mostravam a obra da quadra da Escola Ademar Campos (atrás do Ginásio).
As fotos mostram caminhões descarregando material na obra, e esse material depois saindo aos poucos em uma caminhonete Saveiro. Essas cenas, segundo consta, teriam sido fotografadas entre janeiro e março, mas já vinham ocorrendo desde o fim do ano passado.
As pessoas que postaram as fotos questionavam se aquilo era correto, se poderia acontecer, e por que estava acontecendo. A verdade é que a população de maneira geral conhece pouco dos trâmites de uma obra pública terceirizada como aquela, e mais que isso, em tempos como estes em que vivemos, com tantas notícias de desvios de verbas e corrupção, é natural que a população desconfie de um fato como este.
Pois bem, o Prados Online resolveu investigar e entender o que se passava para esclarecer para você, leitor. Conversamos primeiramente com o Vereador Daniel Carvalho e com o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Reginaldo Nascimento, que nos explicaram que a obra da quadra, assim como a obra em execução na Lira Ceciliana, e ainda a obra da quadra de Pinheiro Chagas são executadas hoje por uma mesma empreiteira, e que cabe ao município apenas a fiscalização dos trabalhos no sentido de garantir que sejam cumpridas com os materiais e procedimentos acertados em contrato, e que em todas as 3 obras isso está acontecendo da maneira correta. Reginaldo ainda salientou que as obras das quadras são do Governo Federal e a obra da Lira é uma obra feita com dinheiro do município.
Procuramos então a empreiteira responsável pela obra, WM METALÚRGICA E CONSTRUÇÕES, e conversamos com o senhor Antônio Ribeiro de Resende Neto, responsável por essas três obras e por outras na região (é ele inclusive que aparece nas fotos dirigindo a Saveiro). Ele nos explicou que é um procedimento normal, que a empreiteira é contratada para fazer uma obra, e executa à maneira dela, desde que atenda aos requisitos da licitação. Ainda segundo ele, a obra onde foram tiradas as fotos é usada pela empresa como almoxarifado para as outras. O senhor Antônio ainda nos mostrou um boletim de ocorrência solicitado por ele mesmo, relatando a situação, e se precavendo de uma possível mancha na imagem da empresa feita de maneira injusta.
Resultado: Realmente o material chega à obra em caminhões grandes, e é por uma questão de logística, retirado dali na caminhonete menor e redistribuído para as outras obras sob responsabilidade da empresa, isso é um procedimento normal, legal, e tudo não passa de um mal entendido.
Viu algo estranho acontecer? Deu um flagrante? Tem uma sugestão de pauta pra gente? Entre em contato com o Prados Online, sua pauta pode virar notícia aqui.
Publicado em 27/03/2015
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50