Preparem-se: Os pradenses e os demais brasileiros tem hoje de encarar um novo aumento na conta de energia que entra em vigor hoje, e além disso, à partir de ontem, os correios já tem autorização para alterar os valores de seus serviços.
Energia:
A conta de luz das residências mineiras ficará à partir de hoje 5,93% mais cara. O reajuste é referente à revisão tarifária que ocorre anualmente e deve atingir oito milhões de unidades consumidoras que são atendidas pela Cemig. O percentual foi autorizado pela Aneel.
Além da mudança na conta de luz residencial, foram definidos os novos valores na cobrança de energia para o setor agropecuário e industrial. Isso é estabelecido a partir da classificação de alta, baixa e média tensão, respectivamente: 8,12%; 6,56% e 7,07%.
De acordo com a Aneel, o cálculo inclui custos baseados no índice IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.
Correios:
O Ministério da Fazenda autorizou um reajuste linear de 9,329% nas tarifas e preços dos serviços postais de monopólio prestados pelos Correios. A decisão consta de portaria assinada pelo ministro Joaquim Levy publicada ontem (07/04) no Diário Oficial da União (DOU). O documento autoriza os valores máximos a serem cobrados pela empresa. E os preços finais, no entanto, devem ser definidos pelo Ministério das Comunicações.
Qualquer outro reajuste das tarifas somente poderá ser implementado depois de decorridos 12 meses, após este.
Publicado em 08/04/2015
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50