À partir de agora, os pradenses e os turistas do mundo todo que visitam a vizinha Tiradentes terão restrições quanto à circulação de veículos no centro histórico da cidade.
A partir das 8h de amanhã (sexta) e até meia-noite de domingo, o Centro Histórico será fechado a automóveis e motos, numa iniciativa da prefeitura que se repetirá, de agora em diante, em todos os fins de semana e feriados. O objetivo, é proteger o patrimônio histórico e proporcionar a quem chega o prazer de conhecer, a pé, igrejas, museus, casario antigo, ruas pavimentadas de pedras, comércio, bares e restaurantes. Tiradentes é a segunda cidade no país a adotar a medida, a primeira foi Paraty (RJ).
A proposta de impedir o trânsito de automóveis no Centro Histórico surgiu há mais de cinco anos, e de lá pra cá foi discutida com vários setores da comunidade. O perímetro fechado fica entre as ruas Direita e Padre Toledo (sentido horizontal) e Largo do Sol e Rua da Câmara (vertical). O Largo das Forras, um dos pontos de grande movimento, não está na área vedada aos carros, e o acesso ao núcleo histórico será sempre pela Rua da Cadeia.
Credenciais
Mesmo com a proibição, moradores e visitantes podem circular na área em alguns casos: Para quem residente na área, é proprietário de lojas, restaurantes e bares, por exemplo, ou trabalha num desses estabelecimentos comerciais, o acesso é livre, devendo o motorista ter uma credencial concedida pela prefeitura. Turistas hospedados em pousadas do perímetro fechado receberão também essas credenciais, e para chegarem até as pousadas (antes do check-in) deverão apresentar um voucher que confirma a contratação da hospedagem. Idosos e pessoas com mobilidade reduzida, incluindo cadeirantes, também poderão circular livremente, assim como táxis e as charretes de passeio.
Para quem ficar em outras áreas e for passear no Centro Histórico, há cinco estacionamentos particulares (veja o mapa).
Revitalização e futuro
Mês que vem, Tiradentes começa a receber uma obra de revitalização de seu calçamento orçada em cerca de 5 Milhões de reais, essa obra deve durar 1 ano e meio. Fora isso, a Prefeitura investe em um plano diretor com um planejamento estratégico voltado ao turismo para os próximos 15 anos.
Todas as iniciativas mostradas nesta reportagem visam adequar e manter a cidade preparada a receber o grande número de turistas que a procura seja pelo seu belo casario, pelo contexto histórico ou pelas dezenas de eventos que lá acontecem durante todo o ano.
Publicado em 16/04/2015
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50