Um dos mais importantes capítulos da história do Brasil teve parte dos seus desdobramentos aqui em Prados e na região. Hoje é dia de lembrar e homenagear os inconfidentes.
Considerada uma das mais importantes articulações em prol da independência do Brasil durante o período colonial, a Inconfidência Mineira, surgiu com a união de um grupo de militares e intelectuais. Esse grupo sustentava um pensamento contestador da política da época que buscava uma forma de desvincular o Brasil da condição de colônia portuguesa, que a cada dia mais explorava a população através da cobrança de altos impostos e de amarras que impossibilitavam o desenvolvimento do Brasil. Dentre os inconfidentes haviam ao menos dois pradenses: Hipólita Jacinta e Vitoriano Veloso.
Os principais objetivos da inconfidência eram: Obter a independência do Brasil em relação a Portugal e implantar aqui uma república; Liberar e favorecer a implantação de manufaturas no Brasil; Criar uma universidade pública na cidade de Vila Rica.
Como todos nós sabemos, o movimento foi delatado por Joaquim Silvério dos Reis ao governador da província, em troca do perdão de suas dívidas com o governo. Os inconfidentes foram presos e condenados. Alguns foram exilados na África, enquanto Tiradentes foi enforcado no dia 21 de abril de 1792, teve seu corpo esquartejado e tornou-se o grande mártir, o grande símbolo do movimento.
Publicado em 21/04/2015
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50