Minas Gerais já registra quase 20 mil casos de Dengue em 2015, uma média de 1.200 novos registros por semana. Até agora, no estado, 12 pessoas morreram após contrair a doença.
Em Lavras, já foram confirmados este ano quase 1200 casos da doença, e há ainda sob investigação mais 3.547 notificações. A cidade decretou estado de emergência. Na vizinha São João del Rei, foram confirmados 10 casos em 2015, em Barroso 4 casos e em Dores de Campos 1 caso. Em Prados tivemos casos suspeitos notificados, mas nenhum confirmado.
Na zona da Mata, cidades como Ubá e Viçosa também estão em alerta. Em Viçosa, há ainda um caso confirmado de Febre Chikungunya (transmitida pelo mesmo mosquito), o único no estado, de uma moradora que contraiu a doença em uma viagem à Colômbia.
Cuidados e prevenção:
É preciso que cada um de nós cuide para que a doença não avance ainda mais, basta uma conferida por semana no quintal, no entorno de casa, na laje, etc…
A ação mais simples para prevenção é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução, não deixando água parada em recipientes dentro e fora de casa. Caixas d’água devem ser fechadas, vasos de plantas precisam estar sempre com areia para evitar o acúmulo de água, o lixo deve ser bem vedado, em ralos e outros locais que acumulam água e que não podem ser tapados basta jogar sabão em pós ou detergente para que o mosquito não queira colocar ali seus ovos.
E se por acaso ver em lotes, terrenos baldios ou mesmo na casa do “vizinho descuidado” possíveis focos da doença não hesite, ligue para a Prefeitura e denuncie. Isso é responsabilidade de todos nós.
Publicado em 28/04/2015
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50