A campanha oficial do Ministério da Saúde começou nesta segunda-feira (04/05) com o slogan “Não deixe a gripe te pegar”, a meta é vacinar 80% do público-alvo ou quase 40 milhões de pessoas, cerca de 5 milhões só em Minas.
Quem tem direito à vacina na rede pública são os adultos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as gestantes, as puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população carcerária e os funcionários do sistema prisional.
Tire suas dúvidas:
Mesmo após vários anos de campanha, e apesar de a vacina proteger a população contra os três subtipos mais fortes do vírus, determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – A/H1N1, A/H3N2 e influenza B – ainda existem muitas dúvidas e mitos criados sobre ela. Resolvemos consultar especialistas e desvendar alguns desses mitos:
01 Excesso de vacinas pode prejudicar o sistema imunológico?
MITO- Não há registros de casos de resistência imunológica. As pessoas ficam imunes às doenças.
02 Pessoas fora do grupo abrangido pela campanha não precisam ser vacinados?
MITO- Pessoas entre cinco e 59 anos não são prioridade pelo governo porque apresentam baixo risco de ter doenças agravadas pela gripe, no entanto, toda a população, se puder, pode e deve procurar por imunização.
03 Pessoas com alergia a ovo não devem ser vacinados contra a gripe?
VERDADE- Alérgicos à substância podem entrar em choque anafilático.
04 A vacina precisa ser tomada todo ano?
VERDADE- A cada ano os vírus evoluem e os efeitos da vacina duram em média 12 meses no organismo das pessoas e, por isso, deve ser aplicada novamente ao término desse período.
05 Mulheres grávidas não devem ser vacinadas?
MITO- Gestantes devem sim ser vacinadas para prevenir a gripe porque estão mais passíveis a desenvolver pneumonia. No entanto, outras vacinas devem ser tomadas com orientação médica.
06 A vacina tem efeitos colaterais?
VERDADE- Pode provocar vermelhidão e dores no braço.
07 Crianças devem tomar a vacina em duas doses?
VERDADE EM PARTE- As crianças que nunca tomaram a vacina são imunizadas em duas doses. Nos próximos anos elas recebem a vacina em dose única.
08 As vacinas distribuídas em clínicas particulares são mais eficientes do que as da rede pública?
VERDADE EM PARTE- A vacina oferecida pelo governo protege a população dos vírus mais fortes: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B, no entanto, a oferecida em determinadas clínicas particulares pode previnir um subtipo a mais do vírus da gripe.
09 Pessoas com sintomas de gripe não devem tomar a vacina?
VERDADE- Deve-se esperar que os sintomas passem, em especial a febre. A baixa imunidade pode atrapalhar o bom desempenho da vacina, segundo Marconi.
10 Pessoas com HIV devem evitar a vacina pois têm imunidade baixa?
MITO- Elas devem sim ser vacinadas, pois têm a imunidade baixa. O vírus da vacina é morto e, portanto, não faz mal para a pessoa.
11 A vacina causa gripe imediatamente?
MITO- A vacina demora de 5 a 10 dias para imunizar o organismo; pessoas que apresentam sintomas da gripe provavelmente já estavam com o vírus, em período de incubação.
Publicado em 06/05/2015 às 12:18
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50