Rio das Mortes está em festa. Acontece lá a 293 anos a festa em louvor a Santo Antônio, e este ano, as celebrações que acontecem desde 31 de maio e vão a 14 de junho, festejarão também a beata Nhá Chica, nascida no distrito.
Além da trezena que acontece desde o fim do mês, os católicos terão amanhã cerimônias em homenagem a Sant’ Ana, ao Sagrado Coração de Jesus na sexta, o padroeiro Santo Antônio tem seu dia maior no sábado 13, e no dia 14, domingo, a festa é dedicada à beata Nhá Chica. Estão previstas missas, procissões, festas e quadrilhas com barraquinhas e shows em todos os dias de festa, em especial as datas dedicadas a Santo Antônio e Nhá Chica.
Nha Chica
Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, é a primeira beata negra do país. Ela nasceu em 1810 em Rio das Mortes, distrito de São João Del Rei, mas viveu a maior parte da sua vida em Baependi (MG), onde morreu em 14 de junho de 1895. Leiga, ela não pertencia a nenhuma ordem religiosa. Analfabeta, não lia a Bíblia, mas aplicava no dia a dia o amor ao próximo e a caridade, o que a fez ser conhecida como “Mãe dos Pobres”.
O processo de beatificação de Nhá Chica começou em 1993, mas foi em julho de 1995 que o processo ganhou um capítulo decisivo, quando a professora Ana Lúcia Leite descobriu que tinha um problema congênito no coração. Na véspera de fazer uma cirurgia, ela sentiu uma forte febre e exames posteriores revelaram que o problema havia desaparecido. Ana Lúcia havia rezado a Nhá Chica e considera que foi curada por intermédio dela.
Em 1998, o provável milagre foi enviado ao Vaticano. Em janeiro de 2011, o Papa Bento XVI aprovou as virtudes heroicas da religiosa e designou o título de Venerável a Nhá Chica. Em outubro do mesmo ano, a comissão médica da Congregação das Causas dos Santos do Vaticano aprovou o milagre atribuído a Nhá Chica, concordando que a cura não tem explicação científica. A comissão de cardeais do Vaticano atestou o milagre em junho de 2012 e no mesmo mês, o Papa Bento XVI assinou o decreto de beatificação de Nhá Chica, que foi beatificada há mais de dois anos, em cerimônia realizada em Baependi.
Publicado em 10/06/2015 às 14:19
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50