Mundialmente conhecida como pólo industrial de artefatos de couro e montaria, Dores de Campos está no trajeto da Cavalgada Nacional do Clube do Cavalo Campolina. Aproveitando o feriado prolongado, cerca de 400 cavaleiros e suas comitivas estarão percorrendo diversas cidades de Minas Gerais, passando por trechos da Estrada Real e visitando pontos estratégicos com tradição histórica em artigos de montaria, inclusive Dores de Campos.
O encontro esta sendo intermediado em Dores de Campos pelo empresário Everton Andrade, que foi contactado pela Comissão da Cavalgada sobre a passagem da mesma em Dores de Campos. O objetivo desta cavalgada é ressaltar além da beleza imponente da raça, é celebrar o marco atual em sua história de quase um século e meio é o desejo dos criadores em moldar nela um cavalo completo. E para comemorar este momento sublime, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina (ABCCCampolina) promove de 4 a 6 de setembro, a “Cavalgada das Cavalgadas”, onde são esperados mais de 200 participantes. O ponto de partida será a cidade de Tiradentes (MG), com destino à Entre Rios de Minas, onde nasceu a raça, cujo trajeto sempre passará pela Estrada Real e suas paisagens exuberantes.
Essa congregação dos criadores coincide com a semana do feriado do Dia da Independência, 7 de setembro. Em celebração a essa data tão importante, no dia 03 de setembro, às 19 horas, parte da comitiva se reunirá na Praça Largo do Sol (Tiradentes/MG), para relembrar um dos primeiros movimentos sociais contra a dominação portuguesa na época do “Brasil Colônia”, a Inconfidência Mineira. Após a execução do Hino Nacional, em frente ao monumento do mártir da conjuração, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), todos vão passar em frente ao casarão do inconfidente Carlos Correia de Toledo e Melo (Padre Toledo), local das primeiras reuniões contra a até então Capitania das Minas Gerais.
Após o contato da organização com o empresário Everton Andrade, o mesmo solicitou à Prefeitura Municipal e à Secretaria de Cultura e Turismo a liberação do Parque de Exposição para os visitantes se instalarem durante à noite. O trajeto após a saída em Tiradentes, será um almoço num restaurante localizado na Rodovia que liga Dores de Campos a Prados, com chegada da cavalgada em Dores de Campos prevista para a tarde do dia 4 de Setembro, onde eles irão passar a noite no Parque de Exposição, seguindo para a cidade de Prados na manhã seguinte através da estrada que passa pelo Livramento e Atalaia. A Cavalgada se encerra na cidade de Lagoa Dourada, no dia 6 de setembro.
Será um evento aberto ao público, para visitação e apreciação dos cavalos da movimentação como um todo, no entanto não haverá venda de bebidas alcoolicas e não será autorizada a venda das mesmas no local.
Fonte: Observadores.net
Publicado em 03/09/2015 às 11:55
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50