Ao centro, o casal Joel e Beth Rabby, semana passada, foto: Emerson Livramento
Na última sexta-feira Prados recebeu uma visita ilustre, o casal norte americano Joel e Beth Rabby, que retornaram à cidade para um passeio 44 anos após sua partida.
Inauguração da escola do Gageiro no início dos anos 70. (Ao centro, o casal Joel e Beth Rabby, à direita o prefeito Sr.Totiquinho, Luís Rodrigues Ferreira que cedeu o terreno para a escola), Maria Geralda (professora) e à esquerda o Monsenhor Assis, Maria Antônia (professora) e o Sr. Tanga! Foto: Tarcísio Morais
Foi no fim dos anos 60 que o então jovem casal americano desembarcou aqui, Joel veio fazer pesquisas ligadas a agricultura e por isso começou a desenvolver um trabalho voluntário nas escolas de Prados, ligado a plantação de hortaliças, Beth por sua vez ensinava tricô e artesanato às pessoas da comunidade. O casal permaneceu em Prados entre 1968 e 1971, tempo suficiente para ajudar e muito a educação do município, tendo inclusive ajudado efetivamente na construção da escola do Gageiro, tanto que a escola leva o nome de “Beth Rabby”.
Com a missão cumprida, os americanos foram embora deixando um legado para a educação de Prados, e na última sexta-feira, para a surpresa de todos, eles reapareceram, vieram fazer uma visita, estiveram sem “alarde e holofotes” na prefeitura, mataram saudades da terra que é um pouco deles, tiraram fotos com quem os reconheceu, se emocionaram e foram embora novamente.
Que a história e o legado dos dois, sirva sempre de inspiração aos pradenses.
Publicado em 15/09/2015
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50