Está sendo inaugurada hoje uma unidade para estudo da produção de Queijo Minas Artesanal em São João Del Rei. O produto é uma das nossas maiores tradições e encanta o paladar de pessoas de todo o mundo.
Na unidade de Pesquisa e Treinamento em Laticínios no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) também serão oferecidos cursos e treinamentos para capacitação de produtores rurais, estudantes e profissionais do setor.
De acordo com a Epamig, a região conta com cerca de 400 produtores de queijos frescal e mussarela. Ainda segundo a empresa, diversos deles têm potencial para apostar ainda mais na qualidade e em novas possibilidades para comercializar o produto com segurança.
A tradição O tradicional queijo artesanal pode ser o ingrediente principal de diversas receitas, desde saladas até sobremesas e alguns produtores familiares já oferecem um produto, inclusive com certificação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Eles levam a sério boas práticas de higiene e do controle de qualidade do queijo.
Ainda segundo a Epamig, dez queijarias estão em fase de cadastramento junto ao IMA, o que deve aumentar ainda mais a eficiência da produção com baixo custo.
Outras informações podem ser consultadas pelo telefone (32) 3379-2649 ou na sede do Campo Experimental em São João Del Rei, que fica na Avenida Visconde do Rio Preto, dentro do campus da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).
Fonte: G1 Zona da Mata
Publicado em 10/12/2015 às 13:04
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50