Como acontece em várias cidades do país, os moradores de São João Del Rei não estão nada satisfeitos com a qualidade do transporte público oferecido na cidade.
Segundo o portal VAN UFSJ, o preço da passagem, o estado de conservação dos ônibus, o excesso de passageiros e o mau funcionamento do serviço de bilhetagem eletrônica “DelRei Card” tem ocasionado uma enxurrada de críticas e protestos contra a Viação Presidente, cujo contrato com a Prefeitura ainda é questionado na justiça.
O movimento “Não Pago! ” luta por melhorias no transporte da cidade, e age junto a estudantes e associações de bairro, dentre outras ações, coletando assinaturas em um abaixo assinado contra um recente aumento no valor das passagens.
Segundo o Secretário de Governo Municipal, Leonardo Silveira, a situação da Viação Presidente na cidade é irregular e uma concorrência pública para definir uma nova empresa está aberta. “Ela (a Viação Presidente) funciona em caráter precário, até porque não poderíamos deixar a população sem transporte e para contratar uma nova empresa é preciso um longo processo para elaborar o edital, que teve ainda interpelações do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Toda vez que fazemos uma mudança para atender essas demandas, temos de dar tempo às empresas fazerem suas propostas”. O Secretário afirma que algumas empresas já se mostraram interessadas em assumir o transporte público e realizaram visitas técnicas para conhecer a cidade. O novo edital prevê que os alunos carentes tenham passe livre, que atende em partes às demandas dos manifestantes.
Enquanto o processo de licitação não se “desenrola”, os sanjoanenses podem utilizar a ouvidoria da Prefeitura Municipal de São João Del Rei para reclamar e buscar melhorias e a resolução de problemas relacionados ao transporte. A Viação Presidente não quis comentar o assunto.
Informações: Van UFSJ
Publicado em 09/03/2016 às 10:37
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50