A reforma da Igreja Matriz de Santo Antônio em Lagoa Dourada chega ao fim. Já tendo passado por aproximadamente dez intervenções, a última começou no início de 2013 e buscou reviver os antigos traços do estilo colonial, tanto no seu ambiente interno como externo.
A comunidade Lagoense e a administração pública local estão de parabéns, tendo em vista que boa parte do dinheiro investido na recuperação do Patrimônio veio do dízimo dos fiéis, a outra parte veio da prefeitura, através do ICMS Patrimonial. A reforma voltou a igreja ao seu estado original, preservando características que haviam se perdido com o tempo e reformas inadequadas. Os restauradores trabalharam as cores, valorizaram os detalhes, principalmente no exterior da construção, destacaram obras do altar mor, tudo em busca da retomada do estilo colonial.
História. Sua construção teve início em 1850, quando foi colocada a primeira pedra nos arredores da Capela Velha – Igreja pequena feita de madeira que, devido ao estado de ruínas já não suportaria uma reforma. A obra foi lenta, com várias interrupções, principalmente por motivos financeiros, já que sua construção era encaminhada por meio de doações.
Ainda no século XIX, a Matriz se apresentava com as paredes inacabadas e uma torre, sendo a segunda amparada por uma velha armação de madeira. Apenas entre os anos de 1905 e 1906, foi dada por terminada sua construção.
Informações: Gazeta de São João del Rei
Publicado em 29/03/2016 às 10:50, atualizado em 01/04/2016 às 07:30
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50