Na imagem, o mundialmente conhecido personagem, “Pinóquio”, um boneco de madeira cujo nariz crescia a cada vez que contava uma mentira.
Caros leitores do Prados Online, hoje é 1º de abril, “Dia da Mentira”, é dia de pregar peças e também de cair nelas.
Essa é uma tradição antiga e ela não parece que vai sair de moda tão cedo. Até o Google já entrou nessa brincadeira uma vez (já tem um tempinho, mas o Prados Online vai te relembrar)… No dia 1º de abril do ano 2000, o Google disponibilizou ao público uma versão de sua página de buscas chamada MentalPlex, que seria capaz de ler a mente das pessoas. Isto é, não era necessário que a pessoa digitasse o que estava a fim de saber na barra de busca, bastava apenas olhar fixamente em uma bolinha de cristal colorida e com movimentos gráficos hipnóticos, disponível na página, para que o próprio sistema soubesse o que você estava querendo saber.
Não é preciso dizer que muitos dos usuários do Google tentaram ter seus pensamentos adivinhados pela MentalPlex.
Mas afinal, de onde vem essa tradição?
A brincadeira surgiu na França, no reinado de Carlos IX (1560-1574). Desde o começo do século XVI, o ano novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro, duravam uma semana, terminando em 1º de abril.
Em 1562, porém, o Papa Gregório XIII (1502-1585) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão, o chamado calendário gregoriano, em que o ano novo caía em 1º de janeiro. O Rei Francês só seguiu o decreto Papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data. Alguns gozadores começaram então a ridicularizar esse apego enviando aos conservadores adeptos do calendário anterior, apelidados de “bobos de abril”, presentes estranhos e convites para festas inexistentes.
Com o tempo, a zoeira firmou-se em todo o país, de onde, cerca de 200 anos depois, migrou para a Inglaterra e daí para o mundo.
Divirta-se e brinque com seus amigos, afinal de contas, hoje a mentira está liberada!
Publicado em 01/04/2016 às 09:50
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50