A loja “Ponto do Artesão” foi inaugurada no último sábado (09/04) pela manhã no Bichinho. O espaço faz parte do Programa de Economia Solidária, implantado em Prados em 2013 e traz oportunidade para uma maior visibilidade do artesanato pradense, garantindo geração de renda e movimentando ainda mais a economia do Município.
Implantado há 3 anos no Município o Programa de Economia Solidária já realizou dois grandes encontros em Prados, que envolveu participantes de diversas cidades do Estado. O primeiro encontro teve como tema “A Mina que não secou” e o segundo “Valorizando o ouro que há em nós”.
Depois dos encontros várias ações foram desenvolvidas no Município visando sistematizar a política de Economia Solidária, tais como: grupo de corte e costura, no Bichinho; curso de cabeleireiro em Prados e atualmente está sendo realizado o curso de arte em cabaça, na comunidade rural de Orozimbo.
Atualmente Prados já conta com uma Lei de Economia Solidária e com um Conselho Municipal. O programa conta ainda com apoio da Prefeitura e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), através da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP). Conta, ainda, com máquinas de costura e equipamentos para salão de beleza doados pela UFSJ.
O espaço inaugurado no sábado conta com a loja e brevemente conterá, ainda, um salão de cabeleireiros. Os artesãos interessados em participar podem procurar o Cras, para fazer o cadastro. Os atuais participantes devem manter suas informações atualizadas.
Fonte: Prefeitura de Prados
Publicado em 12/04/2016 às 12:12
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50