Aconteceu ontem em Barroso a inauguração da expansão da unidade da LafargeHolcim, tornando-a a mais moderna fábrica de cimento do país. A ampliação, que contou com cerca de R$ 2 bilhões em investimentos, triplicou a capacidade de produção da empresa, passando de 1,2 milhão de toneladas por ano para 3,6 milhões de toneladas.
Estiveram presentes Autoridades como o Governador de Minas, Fernando Pimentel, os embaixadores da França e da Suíça, a Prefeita de Barroso, Eika Oka de Melo (PP), o CEO do Grupo LafargeHolcim, Eric Olsen, o CEO da LafargeHolcim Brasil, André Martin, o Secretário de Estado de Fazenda, José Afonso Bicalho, o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, funcionários e ex-funcionários da empresa.
O Governador Fernando Pimentel destacou a parceria entre o Governo do Estado e a empresa, que mesmo em tempos de mercado receoso, acreditou e investiu pesado na expansão. O CEO Global da LafargeHolcim, Eric Olsen completou ressaltando a importância da “continuação da história” da empresa em Barroso, e de se criar um “ambiente seguro, saudável e sustentável”, ajudando o país nesse momento de dificuldades. A Prefeita de Barroso, Eika Oka de Melo, ressaltou a importância da empresa na economia da cidade.
A Obra.
O projeto de expansão foi aprovado em 2011, as obras começaram em maio de 2012, chegando a empregar cerca de 3000 funcionários, um boom na economia de Barroso, que impulsionou empresas e empreendimentos.
Neste período, a cidade conviveu também com greves, incêndios, paralisações, e por fim, com a desaceleração da economia local à medida que a obra diminuía seu ímpeto.
A inauguração da expansão ocorre em um momento no qual a sociedade barrosense faz questionamentos quanto ao modo como a empresa desvaloriza a mão de obra local, sobretudo no setor de transportes.
Empresa.
Criada pela fusão global entre Lafarge e Holcim, a LafargeHolcim está presente em 90 países com foco em cimento, agregados e concreto, sendo líder mundial da indústria de materiais de construção. No Brasil, a empresa atua desde 1951.
Em Minas Gerais, a LafargeHolcim opera três fábricas de cimento, 21 unidades de produção de concreto, um terminal de cimento e um centro de distribuição de cimento, além de um escritório de vendas e uma pequena central hidrelétrica.
Publicado em 25/05/2016 às 08:19
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50