A celebração do Corpus Christi é uma das mais tradicionais e importante da religião Católica. Em Prados, este ano, ela começou envolta em polêmica mas terminou com uma aula de fé e criatividade.
Ao que consta, moradores das ruas onde a Procissão ano a ano passa teriam questionado os tradicionais tapetes e uma eventual poeira deixada por eles após a celebração, procuramos a Paróquia de Prados afim de maiores detalhes, mas estes não nos foram repassados. O fato é que diante disso, Prados não teve os tradicionalíssimos tapetes de serragem na Procissão, muita gente usou as redes sociais para protestar contra a intolerância daqueles que causaram tal ação.
O que fazer diante disso?
A aula de fé e criatividade veio dos outros moradores das ruas por onde a Procissão passaria (os que gostam da tradição). De improviso, de última hora mesmo, mas de maneira extremamente bela e delicada, as ruas foram enfeitadas por flores, lençóis, tolhas, tapetes e variados adornos. Sim, teve procissão, e enfeitada.
Como acontece ano após ano, uma multidão de fiéis acompanhou as celebrações de Corpus Christi pelas ruas e posteriormente na Igreja Matriz.
O Corpus Christi.
A festa de Corpus Christi é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo. Foi instituída pelo Papa Urbano 4°, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre, por sua vez, no domingo seguinte ao de Pentecostes. Segundo a tradição, ele recebeu o segredo das visões da freira Juliana de Mont Cornillon.
“Corpus Christi”, em latim, significa “corpo de Cristo”. Trata-se de uma festa móvel católica que celebra o milagre da transubstanciação. Para o catolicismo, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue. A festa era uma das mais pomposas procissões católicas em Portugal e foi trazida para o Brasil pelos colonizadores, no século 16.
O costume de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto e se espalhou pelo país, hoje é tradição em vários cantos do Brasil. Em cada região acabou havendo uma adaptação desse costume, mas de maneira geral são tapetes de serragem como em Prados e região, sal, areia ou outros materiais coloridos que, retratam passagens bíblicas e símbolos da eucaristia.
Fotos: Flávio Oliveira, Lucio Flavio Costa, Lelena Costa, Elizandra Cristina
Publicado em 30/05/2016 às 08:26
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50