Prados e outros 10 Municípios do Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes (Cigedas) passarão a levar o lixo da cidade para um aterro sanitário em Sabará. A escolha da Empresa foi por meio de licitação.
A Vital Engenharia Ambiental cobrará R$60 por tonelada de lixo depositado. E as cidades que poderão enviar esse lixo são além de Prados: Barroso, Conceição da Barra de Minas, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Santa Cruz de Minas e Tiradentes.
De acordo com o Presidente do Consórcio, Ralph Justino (PV), atual Prefeito de Tiradentes, a medida oferece uma solução paliativa para os Municípios locais até que um aterro regional, discutido desde meados de 2013, possa sair do papel. O transporte desse lixo todo ainda será licitado pelo Consórcio de maneira conjunta, a fim de diminuir custos para as Prefeituras.
Prados
Segundo a Prefeitura de Prados explicou a nossa equipe, diferente de outras cidades do Consórcio, o Município não possui lixão. Aqui todo o lixo é hoje triado, uma parte vai para a reciclagem, uma segunda parte (o lixo orgânico) vai para uma compostagem e vira adubo, esse adubo é utilizado em obras da própria Prefeitura como recentemente podemos citar a reforma da praça do centro e o gramado em frente à creche Gabi.
A terceira parte do lixo pradense, aquela que não pode ser aproveitada nos processos anteriores é hoje enterrada da maneira correta, em um aterro controlado. É este último processo que vai deixar de existir quando o lixo passar a ser encaminhado para Sabará.
Lei
A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi sancionada em agosto de 2010, determinando que todos os lixões brasileiros deveriam ser fechados no prazo máximo de quatro anos. Com isso, os rejeitos sólidos passariam a ser encaminhados para aterros sanitários. Em 2014, porém, mais de 60% dos Municípios brasileiros ainda não haviam se adequado à legislação.
Nesse momento começou a tramitar no Senado o Projeto de Lei 2289/2015, que estende os prazos até 2021 de forma escalonada, dependendo do porte de cada cidade. No caso do Campo das Vertentes o calendário ficaria ampliado até 31 de julho de 2020 (para Municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, como São João Del Rei) e 31 de julho do ano seguinte para cidades menores como Prados.
Consórcio
Ao longo de todo esse impasse, mais de 15 Municípios do Campo das Vertentes criaram o Cigedas. Já em agosto de 2013 foi deliberada uma proposta de se constituir um aterro sanitário regional, que ainda se encontra no papel.
Informações: Gazeta de São João del Rei
Publicado em 21/07/2016 às 10:32 hs.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50