O dia 29 de agosto é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Fumo e neste ano a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), contagiada pelo espírito dos jogos olímpicos e paraolímpicos, quer mobilizar as pessoas a trocarem o cigarro por uma atividade física regular.
Com o slogan “Atitude gera saúde: troque o cigarro por uma vida saudável”, a campanha está disponível na página https://www.saude.mg.gov.br/vidasaudavel, no facebook, no blog, no twitter e no instagran da SES-MG. O objetivo é divulgar nas mídias sociais dicas para ajudar as pessoas a pararem de fumar, incentivar a prática de esporte, falar dos males provocados pelo cigarro e compartilhar histórias de quem conseguiu abandonar o vício.
Razões para parar de fumar não faltam. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis.
O tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema); 30% dos diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado); 25% das doenças coronarianas (angina e infarto) e 25% das doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).
Além disso, também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras doenças, tais como – tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata.
Como parar?
O tabagismo é uma doença que causa dependência química. O primeiro passo então, é querer parar e procurar ajuda. Ajuda essa que pode ser encontrada no Sistema Único de Saúde (SUS), que por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem acolhimento e tratamento gratuitos pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). No estado de Minas Gerais atualmente 673 Municípios oferecem o tratamento para cerca de 41.562 tabagistas.
O Programa de Controle do Tabagismo (PCT) no estado inclui ações como a redução da prevalência de fumantes, a redução da iniciação, a proteção ao fumante passivo, o programa de cessação de fumar, campanhas de mobilização e regulação dos produtos de tabaco através de ações educativas e de mobilização de políticas e iniciativas legislativas e econômicas. Essas ações têm como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil.
O usuário que deseja parar de fumar pode procurar a UBS mais próxima de casa.
Publicado em 30/08/2016 às 10:37
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50