Começou no dia 08 e vai até 18/09, em Tiradentes e São João Del Rei, o Festival Artes Vertentes. O tema deste ano é “Elogio à loucura”. O evento conta com mais de 50 atividades e manifestações nas áreas de cinema, teatro, música, artes visuais, literatura e muito diálogo.
A temática remete à homenageada do Festival, Nise da Silveira (1905-1999), psiquiatra alagoana que se recusou a propagar o tratamento agressivo que envolvia a lobotomia e o eletrochoque dentro de uma cultura manicomial. Em vez disso, propôs uma abordagem psiquiátrica mais humanizada, fazendo o uso das artes no processo de reabilitação dos pacientes.
O trabalho que ela desenvolveu no Setor de Terapia Ocupacional do hospital carioca Pedro II gerou diversas peças de artes plásticas – forma que ela encontrou de se comunicar com pacientes esquizofrênicos graves, que se expressavam pelas telas de pintura. Esse tratamento chamou atenção de pesquisadores na área de saúde mental e também de críticos de arte: em 1952, foi inaugurado o Museu de Imagens do Inconsciente no Rio de Janeiro.
Algumas dessas pinturas, feitas pelo artista Fernando Diniz, ex-interno do Hospital Psiquiátrico de Barbacena, ficam expostas no Solar da Baronesa, em São João Del Rei, a partir do dia 12 de setembro.
A programação do Festival também conta ainda com o Ciclo de Ideias – uma parceria entre a organização e a UFSJ – que trará nomes como o diretor e curador do Museu de Imagens do Inconsciente, Luis Carlos Mello; o escritor Evandro Affonso Ferreira e a atriz Teuda Bara, para diversas palestras e debates sobre as nuances da loucura no âmbito artístico.
Quem também participa é a autora do premiado livro Holocausto Brasileiro, Daniela Arbex, que vai contar sobre o processo de apuração e construção da obra que levou a conhecimento público a realidade por trás dos portões do Hospital Colônia de Barbacena.
O evento traz muitas outras atividades. Para maiores informações, clique aqui.
Informações Van UFSJ
Publicado em 13/09/2016 às 09:54
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50