A Secretaria de Estado de Educação (SEE) vai lançar, em 2017, uma nova ferramenta de monitoramento da Educação na rede estadual de ensino. Trata-se do ‘Diário Eletrônico’, uma plataforma criada pela Prodemge que permitirá agilidade na coleta de dados e melhor gerenciamento de frequência do aluno e seu desempenho acadêmico.
Funciona assim: no diário eletrônico, o Professor anotará diariamente as informações de cada aluno, que serão enviadas automaticamente ao Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade), via internet, utilizando, inclusive, ferramentas móveis, como celular, tablet, etc. O Simade reúne dados de gestão pedagógica, política e ações voltadas para melhoria do desempenho nas escolas.
De acordo com o superintendente de Informações Educacionais da SEE, Antônio Braz, a nova ferramenta permitirá conhecer, por exemplo, em tempo real, o número preciso de trabalhadores e alunos em uma escola. A longo prazo, será possível, ainda, gerir dados de projeção do número de matrículas em cada município.
Aproveitamento
O diário eletrônico permitirá, também, identificar problemas externos ao ambiente escolar que estejam interferindo no aproveitamento de cada aluno. A agilidade da ferramenta, como ressalta a Subsecretária de Informação Tecnológicas e Educacionais da SEE, Mara Cristina Santos, vai ajudar na identificação de “problemas eventuais no seu cotidiano, fatores internos ou externos, como problemas familiares, por exemplo, que estejam contribuindo para a evasão do aluno, e planejar soluções com o problema ainda em curso”.
Para Mara Cristina, é importante frisar que o diário é uma das ferramentas trabalhadas pela Secretaria no conjunto de monitoramento. A proposta da plataforma ‘Diário Eletrônico’ foi levada pela Prodemge e a SEE para a Campus Party, inserida na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), entre 9 e 13 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte.
Em dezembro, será disponibilizada uma versão piloto para que a Secretaria de Estado de Educação (SEE) possa receber sugestões de todos os envolvidos. De acordo com a Subsecretária de Informação Tecnológicas e Educacionais da SEE, Mara Cristina Santos, inicialmente, não serão necessários treinamentos específicos, por se tratar de uma plataforma simples e autoexplicativa.
Publicado em 30/11/2016 às 11:08
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50