O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) está com a Operação Especial Papai Noel em andamento, em todo o estado, até o final do mês de dezembro. Nesta ação, técnicos do Instituto percorrem lojas para verificar se os produtos típicos desta época do ano – como luminárias natalinas, brinquedos e alimentos – estão sendo comercializados sem causar nenhum prejuízo ao cidadão.
De acordo com o Diretor da Qualidade de Bens e Produtos do Ipem-MG, Geovane Mendes de Miranda, é necessário averiguar se os produtos atendem aos requisitos obrigatórios. “É primordial que a compra desses produtos seja realizada somente no mercado formal para evitar artigos de procedência duvidosa. Por isso, é importante checar se as informações obrigatórias constam, conforme o tipo de produto, na embalagem dos itens”, esclarece.
Miranda explica que, no caso dos pisca-piscas, as pessoas devem observar se o plugue contém a marca do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), se a embalagem está em português e se constam os dados do fabricante/importador, bem como a potência máxima do conjunto em watt (W) e a tensão que se destina em volt (V).
Nos principais produtos da cesta natalina, como, por exemplo, panetone, frutas cristalizadas, aves natalinas, castanhas, nozes, passas, avelã, damasco, os fiscais conferem se a massa está de acordo com os valores informados na embalagem.
Caso o consumidor suspeite ou encontre alguma irregularidade o fato pode ser registrado na Ouvidoria do Ipem-MG. O relato pode ser realizado por meio do fale conosco, pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou no telefone 0800 335 335.
Publicado em 13/12/2016 às 11:21
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50