Imagem da formatura do Proerd em 2015. Foto: Prefeitura de Prados.
Instituído no Brasil em 1992, o programa chegou a Minas Gerais cinco anos depois e mais de três milhões de crianças, adolescentes e pais já foram atendidos e capacitados. Criado em 1983 em Los Angeles, o Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.) foi batizado de Proerd no Brasil. “Todos os Policiais que se tornam instrutores do programa precisam passar por treinamento específico, e o Estado, por sua vez, precisa ter uma chancela da ONG Dare América, que é proprietária da marca, para utilizar e multiplicar a metodologia”, explica a Coordenadora Estadual do Proerd, Major Ana Paula de Lima Neves.
Em 2016, somente Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro – de um total de sete estados que têm Centros de Treinamento Internacionais D.A.R.E/Proerd -, receberam a chancela para continuar o trabalho.
O Proerd consiste em um esforço conjunto entre a Polícia Militar, escola e família, e objetiva preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis. Assim, o programa previne o uso de drogas e a criminalidade entre jovens. Hoje, Minas Gerais tem mais de 600 Policiais Militares instrutores do programa.
Currículo diversificado
Por meio do Proerd, os Policiais Militares habilitados entram em sala de aula, e, uma vez por semana, têm um horário com duração de 50 minutos para trabalhar os currículos do programa. Eles são apropriados para cada faixa etária e representam uma ação do Estado na prevenção primária.
Publicado em 04/01/2017 às 10:44
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50