O caso aconteceu no início da manhã de ontem, em São João Del Rei. O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer a retirada dos animais. A quantidade surpreendeu a equipe, eram cerca de 200.
De acordo com relato da moradora de 52 anos aos Bombeiros, a invasão aconteceu quando ela abriu a janela da sala do apartamento no 11º andar do edifício mais alto da cidade, no centro, pouco antes das 7:00. “Uma nuvem negra entrou pela janela” e ela se trancou no quarto, de onde ligou para os bombeiros. Orientada pelos bombeiros, a senhora se cobriu com uma colcha e abriu a porta, os animais foram retirados. Ninguém se feriu.
De acordo com o técnico do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Luciano Puga, os morcegos em questão não eram do tipo que se alimenta de sangue, mas sim de frutas. Provavelmente devido à luz acessa, os morcegos insetívoros em busca de alimento ficaram atraídos e entraram na casa.
Ele ainda esclareceu que os morcegos hematófagos é que são perigosos pois transmitem a raiva. “Nós temos 140 espécies de morcegos no Brasil e só três se alimentam de sangue, esses três que são mais perigosos, mas temos o controle deles. Os últimos casos de raiva em Minas Gerais foram registrados em 2006 em São João Del Rei e em 2012 em Rio Casca”, pontuou Puga. O IMA não faz o controle dos morcegos na região central das cidades, e sim, o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária.
De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, os morcegos foram acondicionados em caixas e serão soltos em uma mata nativa.
Informações: G1
Publicado em 06/01/2017 às 08:15
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50