Que bom que ainda tá calor… O Prados Online adora dar dicas de passeios legais para se fazer e se refrescar nesse paraíso chamado Minas Gerais. Para este fim de semana preparamos algo bem perto e maravilhoso, Carrancas.
A cerca de 100 Km de Prados via BR265, a bela Carrancas foi agraciada com uma infinidade de cachoeiras e outras belezas naturais. É “pertin”, dá até pra ir e voltar no mesmo dia, mas vale a pena desfrutar pelo menos por um fim de semana… Cenário de inúmeras novelas, destino de casais em lua de mel e é claro, de gente afim de curtir paisagens de tirar o fôlego. Veja algumas dicas:
Cenário de novelas e dotada de uma beleza natural única, esta pequena cidade mineira encanta os seus visitantes.
Os noveleiros de plantão têm ficado admirados com as belas paisagens naturais, grutas e cachoeiras exibidas na novela “Império”, da Rede Globo. O que pouca gente sabe, no entanto, é que estes locais não ficam em Roraima, onde se passa a trama, mas na cidade mineira de Carrancas.
Casa cenográfica construída para a novela “Amor, Eterno Amor”
O município, aliás, já foi cenário de inúmeras produções da emissora, entre elas as novelas “América”, “Alma Gêmea”, “A Favorita”, “Eterna Magia”, “Paraíso” e, “Amor, Eterno Amor”. Porém, mais do que um cenário de novelas, Carrancas é um verdadeiro paraíso para quem aprecia caminhadas ecológicas e banhos de cachoeira. E o que não falta na cidade são cachoeiras, totalizando mais de 100 em todo o município. Os roteiros pelas quedas d’água foram divididos em complexos que abrangem várias cachoeiras cada um. Sem dúvida, os de maior destaque são o Complexo da Zilda, da Fumaça e do Coração.
Vista parcial do Mirante de Carrancas
O Complexo da Zilda foi batizado em homenagem a uma moradora de Carrancas, no século 19, que viveu um romance com um inglês de nome Preston. A distância e os rígidos costumes da época, acabaram sendo obstáculos para a consumação deste amor, mas a história real virou lenda e deixou como legado as belas paisagens do local que, segundo Preston, de tão lindo, deveria ter o nome de sua amada.
Escorregador da Zilda
Entre as cachoeiras do complexo estão as da Proa, da Zilda, do Guatambu, dos Índios e dos Anjos. O local guarda ainda um atrativo mágico, o Cânion da Zilda, um desfiladeiro estreito, que forma vários “salões”, sendo que no último deles, uma cachoeira despenca sobre os visitantes. Perigoso, o lugar só é indicado para quem sabe nadar muito bem. Nos domínios da Zilda ainda podemos observar pinturas rupestres datadas de cerca de 10 mil anos. Outro atrativo maravilhoso deste complexo é o escorregador da Zilda, uma rampa de pedra com cerca de seis metros por onde corre um espelho d’água tornado-a lisa como sabão, o que permite escorregar por ela sem perigo de machucar. A aventura termina num poço de águas cristalinas.
Pinturas rupestres no Complexo da Zilda
Fumaça, Coração e Esmeralda
Cachoeira da Fumaça
O Complexo da Fumaça é dominado pela grande e perigosa cachoeira que dá nome ao lugar e onde muitas pessoas se afogaram. Integram ainda o completo a bonita e bucólica cachoeira Véu da Noiva e também a Cachoeira da Serrinha. Na Fumaça existe ainda um grande platô de pedra, que serve de mirante e onde se pode observar rostos esculpidos na rocha pela força dos ventos. São as carrancas que, segundo relatos, serviram de inspiração para o nome da cidade.
Poço do Coração
Nas proximidades do Complexo da Fumaça fica o curioso Poço do Coração, batizado assim em virtude de seu formato. Neste local, existe uma passagem por baixo d’água que dá acesso a um poço vizinho. Ele faz parte do Complexo da Toca, onde fica ainda a maravilhosa Cachoeira da Toca, um local paradisíaco, além de outros pontos excelentes para banho.
Cachoeira da Esmeralda
Carrancas possui ainda outros complexos belíssimos que como o da Vargem Grande, cuja Cachoeira da Esmeralda possui um poço de águas esverdeadas; do Tira Prosa; e da Ponte.
Caverna da Cortina
Um local de beleza indescritível é a Caverna da Cortina, onde se entra pela base do morro e caminha-se pelo interior da terra até sair no topo. De difícil acesso, sua visitação está proibida. Outro atrativo do município é o mirante, de onde os mais radicais costumam saltar de asa delta, e cuja vista maravilhosa estende diante do visitante um verdadeiro mar de montanhas.
Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Fundada em 1720, por bandeirantes vindos de Taubaté – SP, Carrancas é um dos mais belos municípios mineiros, que além de natureza possui muita história. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1720, possui, em seu interior, pinturas de Mestre Joaquim José da Natividade, discípulo do Aleijadinho. A cidade faz parte da Estrada Real, integrando o Caminho Velho.
Marco da Estrada Real em Carrancas
Informações: Caminhos Gerais
Publicado em 26/01/2017 às 10:57
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50