No dia 29 de Abril de 1918, Resende Costa ganhara uma Biblioteca Pública, após seis anos de Emancipação Política. O então Presidente da Câmara e chefe do Executivo Municipal, Coronel Francisco Mendes de Resende, criou a Biblioteca Municipal a partir de um acervo de aproximadamente 266 volumes, doado ao município por Antônio Gonçalves Pinto. Prestes a completar 100 anos, com quase 10.000 livros registrados, a Biblioteca, que leva o nome do doador do acervo inicial, conta hoje com sede própria, recebe diariamente inúmeros estudantes da Rede Pública de Ensino da cidade, que vão ao local para fazer pesquisas e obter livros por empréstimo.
A sede da Biblioteca Municipal Antônio Gonçalves Pinto localiza-se na praça Nossa Senhora de Fátima, mais conhecida como Mirante das Lajes de Cima. O prédio foi inaugurado em setembro de 2008 pelo Ex-Prefeito Gilberto Pinto, de saudosa memória. A edificação de dois andares tem influência arquitetônica do estilo colonial e harmoniza com o vizinho sobrado do século XIX que abriga a Câmara Municipal.
Não haveria melhor lugar em Resende Costa para construir um prédio para a Biblioteca do que o Mirante das Lajes. No segundo andar da edificação – além da sala onde estão as obras raras, de acesso restrito – há uma ampla e arejada sala de leitura que dá vistas para o belo mirante. O leitor pode abrir a janela e assistir de camarote ao pôr do sol enquanto “viaja” pelo mundo encantador da leitura.
A Biblioteca de Resende Costa é um exemplo de adaptação, isso porque o perfil dos usuários mudou. Segundo Cláudia Lúcia Pinto Resende, Auxiliar de Biblioteca responsável hoje pelo acervo, dificilmente se vê estudantes pesquisando em enciclopédias, isso porque as pesquisas hoje são feitas pela internet, mas os jovens continuam a frequentar o local, muito em busca de best-sellers do momento, como a série Harry Potter, entre outros. Literatura brasileira eles não leem, “só quando o Professor indica”, afirmou Cláudia ao Jornal das Lajes.
A população de Resende Costa, a Auxiliar de Biblioteca e demais responsáveis merecem os parabéns pela preservação de bem tão precioso.
Informações: Jornal das Lajes
Publicado em 19/06/2017 às 13:13 hs.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50