Rio das Mortes em São João Del Rei, trecho próximo à Fazenda do Pombal
A cidade de São João Del Rei será uma das sedes dos encontros regionais do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (PIRH Grande), que acontecem, entre os dias 1º e 14 de agosto, em 13 municípios das bacias afluentes. O objetivo da série de seminários regionais – promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBH Grande) – é o de apresentar e discutir as demandas futuras e as interfaces com a disponibilidade hídrica da bacia do rio Grande.
O Rio das Mortes, que corta várias cidades da região incluindo Prados, é um dos principais afluentes do rio Grande, pela margem direita, ao lado dos rios Jacaré, Santana, Pouso Alegre, Uberaba e Verde (ou Feio). Pela margem esquerda, destacam-se os rios Sapucaí, Pardo, Turvo, Verde, Capivari, Sapucaí-Mirim e Mogi Guaçu.
A bacia do rio Grande ocupa área de 143.437 km², entre os estados de Minas Gerais (60% da área da bacia) e São Paulo (40% da área). O rio Grande, com extensão de 1.286 km, é o limite natural entre os estados de São Paulo e de Minas Gerais até a sua foz, quando forma o rio Paraná ao confluir com o rio Paranaíba.
No total, são 393 municípios, dos quais 214 em Minas Gerais e 179 em São Paulo. Destacam-se por sua polarização urbano-regional os municípios da rede de influência de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Campos do Jordão, Franca, Mogi Guaçu, Uberaba, Capitólio, Alfenas, Lavras, Itajubá e São João Del Rei.
A bacia do rio Grande está subdividida em 14 Unidades de Gestão Hídrica (UGHs). Em São Paulo, as seis UGHs afluentes ao rio Grande são conhecidas por Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHIs); em Minas Gerais, são oito UGHs afluentes chamadas de Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (UPGRHs), codificadas como “GDs”.
Degradação da qualidade da água
Além de São João Del Rei, haverá encontros em Ribeirão Preto, Barretos, São José do Rio Preto, Franca, Campos do Jordão, Uberaba, Passos, Lavras, Cambuí, Alfenas, Três Corações e Andradas. Durante os seminários serão apresentados o Prognóstico e o Plano de Ações do PIRH-Grande, documentos que apontam objetivos e metas de quantidade e qualidade das águas, levando em consideração as atuais e futuras demandas.
A reunião em São João Del Rei acontece no próximo dia 07, às 13:30, no auditório do Senai, em Matosinhos. Mais informações sobre os seminários regionais do PIRH-Grande podem ser obtidas pelo telefone (51) 3211-3944 ou pelo e-mail mobilização.pirhgrande@profill.com.br.
Informações: Jornal das lajes
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50