Um dos grandes desafios da humanidade, com certeza, é o que fazer com tanto lixo, com tanto resíduo gerado pelos bilhões de habitantes do planeta. Enquanto líderes mundiais discutem como agir, aqui embaixo pessoas simples tem ideias também simples e dão sua contribuição.
Este é o caso do trabalhador rural Éder Fernando Coelho, o Dé, de 38 anos, que vive com a esposa no povoado do Cajurú, em Resende Costa. Além do trabalho na roça, que o produtor adora, há cerca de dez anos ele tem reaproveitado pneus e contribuído com o planeta.
Naquele tempo, o produtor teria visto um muro de pneus em uma obra às margens da Rodovia Fernão Dias, aquilo chamou a atenção e o inspirou, pouco tempo depois ele viria a precisar construir uma contenção para um barranco em casa…. E conseguiu juntar cerca de 800 pneus na região, gastou apenas R$250,00 com frete e sozinho, nas folgas e fins de tarde, construiu um muro de 2,5m de altura e 35 de comprimento. Os pneus foram encaixados com a utilização apenas de terra.
Mais pneus e novos projetos
A coisa deu certo, e os pneus foram ganhando novas utilidades. Na casa de Éder, a escada, a calçada, a base da caixa d’água e canteiros também levam pneus em sua base. Futuramente será feito outro arrimo em outra parte do terreno.
Além de toda a economia financeira do produtor, ao todo já são mais de 1300 pneus reutilizados, ou melhor dizendo, menos 1300 pneus para poluir rios e encostas, um benefício que o planeta agradece.
Com fotos de André Eustáquio e informações do Jornal das Lajes
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50