Minas Gerais fechou o primeiro semestre de 2017 com queda de 8% nos índices de roubos e 4% nos números de homicídios. Os seis primeiros meses do ano também apresentaram redução em 10 das 12 estatísticas de criminalidade monitoradas pelo Governo do Estado. Os números foram apresentados na última sexta-feira (11/08), durante reunião da Câmara de Coordenação das Políticas de Segurança Pública, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte.
Durante a cerimônia, o Fernando Pimentel destacou que os resultados positivos só foram possíveis graças ao esforço e o compromisso do Governo com a segurança no Estado, e ressaltou a forma de atuação da polícia mineira, que prioriza o trabalho de pacificação ao invés do confronto.
Atuação estratégica
A criação da Câmara de Coordenação de Políticas de Segurança Pública é uma estratégia adotada pelo Governo para ampliar a discussão e traçar ações conjuntas envolvendo os agentes ligados à área.
O chefe da Polícia Civil, João Octacílio Neto, destacou o trabalho de investigação que está sendo feito no Estado, que hoje é integrado com as Polícias de outros estados vizinhos e facilita o desbaratamento de quadrilhas cujas ramificações não tem fronteiras.
O Comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Helbert Figueiró, destacou que houve uma redução de 34,6% na ocorrência de crimes de explosão de caixas eletrônicos comparando o primeiro semestre de 2017 com o de 2016. O Coronel afirmou ainda que uma das estratégias para combater a criminalidade no interior do Estado está sendo a redistribuição de Policiais Militares em cidades onde haja demanda pelo aumento do efetivo. O quadro abaixo mostra os números de maneira simplificada:
Os dados de criminalidade, não só de homicídios, mas de todos os 12 crimes monitorados pela Sesp nos 853 municípios do Estado, estão disponíveis para consulta online, clicando aqui.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50