Esculturas em pedra ocupando diferentes espaços; a Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário, feita em granitina, possivelmente no início do século XVIII; um alambique com mais de dois séculos ainda em funcionamento; artesanato; grupos culturais. Coronel Xavier Chaves, a pouco mais de 16km de São João Del Rei, tem tesouros materiais e imateriais de sobra para preservar.
E é em nome deles que a Prefeitura local promove a 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, numa parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e a Secretaria de Estado de Cultura.
O evento é totalmente gratuito e, hoje (15), ao longo de todo o dia, terá agenda com exposições de registros históricos, seminários e grupos artísticos tradicionais.
Agenda
O evento começa às 15h com exposição de livros, documentos de bens tombados, inventários e registros. Logo depois, às 16h, haverá o seminário “Vamos cuidar do nosso Patrimônio Cultural”. Um pouco mais tarde, às 18h30, haverá uma sequência de apresentações musicais com corais e bandas antecedendo, ainda, a passagem de grupos folclóricos destacando quadrilhas, folias, cantigas e rodas de viola.
Todas as atividades acontecem no Salão do Centro Social, que fica à Rua Padre Reis, no Centro. Outras informações podem ser obtidas no (032) 3357-1235.
Informações: Gazeta de São João del Rei
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50