Tivemos na noite de ontem a 13ª Sessão Ordinária da Câmara de Prados neste ano. A reunião foi marcada por votações e algumas falas polêmicas, além da falta da Vereadora Giselda, que encontra-se em Belo Horizonte junto a seu marido que enfrenta problemas de saúde.
Os Vereadores votaram uma emenda do Vereador Daniel ao projeto da Prefeitura de convênio com IFET além do próprio projeto, que permitirá que estagiários da instituição atuem aqui na cidade como já acontece com os estagiários da Unipac, ambos aprovados por unanimidade.
Foi votado e aprovado também na noite de ontem o PPA (Plano Plurianual) da Câmara para o período 2018/2021. O PPA é uma espécie de plano de previsão de orçamento e gasto nesse período, esse PPA agora é encaminhado ao Executivo, “juntado” ao PPA da Prefeitura e volta para ser novamente votado na casa.
Outro projeto aprovado na casa foi um do Executivo que autoriza a Prefeitura a pagar uma cobrança da Anatel, referente aos anos entre 2014 e 2016 de uma despesa (cerca de R$800,00) com a torre de transmissão de TV aberta da cidade, esse gerou controvérsias… Foi discutido entre os Vereadores e explanado pelo Vereador Daniel que essa cobrança nunca existiu antes, nunca foi mencionada ou paga por qualquer Administração na história do município e nem em cidades vizinhas como Resende Costa por exemplo, que não é uma conta que foi deixada. Diante disso os Vereadores que se manifestaram foram categóricos em dizer que concordavam com o Parlamentar do PDT e que autorizavam o pagamento até mesmo pelo valor não ser relativamente alto e para evitar qualquer tipo de impedimento futuro para o município, mas que recomendariam ao Executivo que se verificasse antes o real cunho de tal cobrança para que “não se saia pagando tudo que apareça”. O único a fazer uma ressalva foi o Vereador Vagner que disse que “votaria para não prejudicar o Prefeito Juninho, mas que achava um absurdo, e que cada um deveria carregar sua cruz, e não ficar deixando para os outros. ”
Tribuna
Durante as falas dos Vereadores, novamente o que muito se viu foram elogios dos Vereadores do PSDB à atual Administração e os recorrentes assuntos referentes a trânsito, estradas e veículos que foram deixados (e seu estado de conservação) de uma Administração para outra, mas separamos algumas falas e ações que merecem destaque:
O Vereador Paulinho relatou que, de maneira conjunta com a Vereadora Vicentina, resolveu tomar pequenas iniciativas para contribuir com o município, e destacou que os dois compraram do próprio bolso uma bomba d’água para que o caminhão da Prefeitura possa atuar e amenizar a poeira em ruas da cidade que ainda não tem calçamento.
Já o Vereador Lourival arrancou expressões de espanto e desacordo entre os Vereadores de oposição, enquanto em sua fala, quando ressaltava o bom trabalho que segundo ele a atual Administração vem fazendo, afirmou que “o Prefeito Juninho fez em 8 meses mais do que o Liu em 4 anos”, ele ainda afirmou em outro momento (respondendo a questionamento da sessão anterior, feito pelo Vereador César Cabeção) que não vê problemas na patrol do município ter prestado serviços em um loteamento particular durante alguns dias, que acredita que isso é em benefício do município, e contra-atacou, dizendo que o próprio César enquanto era Secretário de obras (início do mandato de Liu) emprestou a máquina por vários dias para serviços em uma propriedade do “Marcelo do Frango Atalaia” no município de Coronel Xavier Chaves.
A respeito da patrol no loteamento, no fim, o Vereador Delfim esclareceu que foi uma troca, que a Prefeitura cedeu a patrol por um período e em troca a construtora cedeu um compactador para uma obra pública.
O Prados Online questionou o Vereador César sobre o empréstimo da máquina citado pelo Vereador Lourival. Em resposta, ele afirmou que aquelas máquinas vieram do Governo Federal exatamente para apoio ao produtor rural, e que na ocasião prestaram serviços que beneficiaram granjeiros cujos terrenos estão na divisa entre Prados e Coronel Xavier Chaves.
As reuniões da Câmara podem ser ouvidas ao vivo no endereço www.prados.cam.mg.gov.br e esses trechos destacados aqui na matéria, assim como toda a íntegra da sessão podem ser solicitados pela comunidade à Câmara.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50