Aconteceu ontem a 19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Prados neste ano de 2017. Esta Sessão não foi transmitida pelo site da Câmara, isso pois a mesa de som da casa queimou minutos antes do início.
A Sessão começou com cerca de 1 hora e meia de atraso devido a intenso debate entre Vereadores e lideranças políticas nas comissões internas da Câmara, em grande parte por causa do projeto nº46, que prevê 13º, férias e 1/3 de férias para os Secretários Municipais (entenda melhor este projeto). Isto seria votado ontem, mas teve um pedido de Vista feito pelo Vereador Daniel Carvalho e não entrou em pauta. Segundo o próprio Vereador, seguindo orientações da AMVER (Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes), é necessária uma adequação nos moldes do projeto e em informações com relação ao impacto do mesmo no orçamento 2018. O presidente da casa marcou uma Sessão Extraordinária para a próxima segunda-feira (27/11) às 14:00 para que a pauta seja votada.
Diante disso, a reunião começou com a leitura de correspondências e de projetos substitutivos (adequações), referentes ao orçamento 2018, todos aprovados na mesma Sessão.
Houve também uma raridade nesta legislatura, que tem quase 11 meses completos, a leitura de um projeto de lei elaborado por um dos 9 Vereadores, no caso o Presidente da casa, Delfim, que pretende dar o nome de Ademar Campos a uma travessa que fica em Pinheiro Chagas e que não tem um nome oficial.
Tribuna
Entre reivindicações, elogios e críticas dos Vereadores à Administração da Prefeitura, algumas falas merecem destaque, como a da Vereadora Vicentina, que chamou a atenção para uma falha ocorrida em 2016, no cadastro de crianças do Ensino Fundamental, que teriam sido matriculadas de maneira duplicada, e que agora por este motivo a Prefeitura está devolvendo dinheiro ao MEC e tendo que arcar com juros e correções. Tal erro teria acontecido por causa do início do funcionamento da creche, como foi esclarecido pelo Vereador Daniel.
A Vereadora Giselda leu uma nota de pesar pelas vítimas do trágico acidente do último dia 15, que vitimou de maneira brutal 3 pais de família de nossa comunidade.
O Vereador Daniel questionou o fato da conferência de educação da Prefeitura ter sido feita em Jeceaba e por isso ter impossibilitado a presença dos pais devido a distância, mas parabenizou por Prados ter levado ainda assim uma das mais representativas comissões e de ter trazido de lá bons frutos. Ele ainda parabenizou a Prefeitura pela aquisição da máquina de bloquetes (entenda), ressaltando que foi assinada em parceria por Liu e Juninho no fim de 2016, e ressaltou que há de se ver ao certo onde esta máquina será instalada a título de que a Prefeitura não descumpra o que consta no convênio e não venha a ter problemas futuros.
O Vereador Lourival defendeu muito o projeto 046, do 13º dos Secretários, em uma fala bastante contundente ele enumerou casos de acertos de férias feitos no fim do mandato passado, leu valores de salários de Secretários de cidades vizinhas a Prados (maiores que os daqui), ressaltou o quanto trabalham os Secretários e afirmou que trata-se de uma injustiça que será corrigida com a aprovação deste projeto.
O Vereador César cabeção solicitou ao Secretário de obras (que estava presente) que se confira placas de trânsito que foram colocadas ao longo dos anos, de maneira sazonal em ocasião de festa em nossa cidade, e que acabaram ficando, e que hoje ninguém sabe o que vale e o que não vale, alertou ainda para uma invasão de uma família que teria erguido um barraco de lona como moradia em um terreno próximo ao IEF, o qual deveria ser visto pela Prefeitura afim de evitar novas invasões no local.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50