Com o objetivo de traçar o perfil dos visitantes que vem a Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MG) realizou mais uma Pesquisa de Demanda Turística agregando resultados para todo o período de 2017.
Não é à toa que a gastronomia mineira vem se consolidando como identidade do estado. Conforme 29,2% dos entrevistados, a primeira imagem que elas lembram quando se fala “Minas Gerais” está relacionada a gastronomia.
O famoso pão de queijo ganhou destaque com 41,5%, seguido do não menos saboroso queijo, com 23,5%. Entretanto, Minas Gerais já tem marcas garantidas por meio de suas montanhas/serras (12,4%) e continua sendo um destino importante de forma cultural (11,1%).
Além dos próprios mineiros que visitam Minas Gerais, totalizando 60,2% das visitas, os dados mostram que os estados de São Paulo (17,6%) e Rio de Janeiro (9,3%) estão no topo da lista de quem escolhe as terras mineiras como destino.
Lazer/passeio continua sendo a principal motivação das viagens de turistas que vêm a Minas Gerais, somando 39,9%. As visitas a amigos e parentes se encontram na sequência, com 28,1%, e logo em seguida é possível relacionar os motivados pelos negócios, com 15,5%.
Dentre as pessoas que viajam motivadas a lazer/passeio, 45,3% buscam o turismo cultural. Os que desejam o contato com a natureza – ecoturistas – representam 35,7%.
Circuitos e serviços
Para quem está planejando uma próxima visita aos destinos mineiros, alguns dos circuitos mineiros estão na lista de interesses. O Circuito Serra da Canastra segue na liderança, com 19,3% (Araxá, Perdizes e São Roque de Minas são alguns municípios que compõem o circuito).
O Circuito dos Diamantes, dessa vez, ficou com 16,5% das intenções, tendo os municípios de Diamantina e Serro como destaques. Em seguida, o Circuito Belo Horizonte, com 15,8%.
Alcançando bons índices, o nível de satisfação que abrange os serviços ou dimensões turísticas, tais como segurança pública, qualidade de hospedagem, opções de lazer e entretenimento, hospitalidade, gastronomia/restaurantes dentre outros, teve uma média de 8,2 num total de 10, representando um aumento de 4,3%, quando comparado com 2014.
Com as maiores avaliações, destacaram os serviços de hospitalidade (8,9), gastronomia/restaurantes (8,8) e qualidade da hospedagem (8,8) com as maiores avaliações. Os pontos de melhoria foram observados nos preços em geral (7,4), transporte público (7,4) e na sinalização e informação turística (7,4).
Quando perguntados se a viagem a Minas atendeu às expectativas, 87,9% das pessoas afirmaram que as expectativas foram atendidas plenamente ou foram superadas.
O tempo médio de permanência no estado durante o período destacado foi de 6,7 dias. Comparando o valor com 2014, ano da última pesquisa, nota-se um crescimento de 25,8%, quando os visitantes permaneciam 5,3 dias em média.
Já o gasto médio dos visitantes durante a viagem é de R$704,10, um aumento de 11,7% quando esse valor é comparado aos resultados de 2014. Dentre os visitantes que mais gastam em Minas Gerais, destacam-se aqueles que vêm ao estado a negócios (R$1.112,21), lazer (ecoturismo: R$474,02/turismo cultural: R$415,79) e os que visitam amigos e parentes (R$430,76).
As informações foram recolhidas por meio de aplicação de 7.365 questionários em 39 municípios mineiros determinados de forma estratégica para o turismo no estado. A margem de erro é de 2%. A análise prioriza também compreender as motivações e as expectativas de quem visitou as mais diversas regiões de Minas Gerais.
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