Na imagem vemos peregrinos no caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, fonte de inspiração para o projeto de nossa região.
Prefeitos de 11 cidades mineiras estarão amanhã (05) em Coronel Xavier Chaves, para mais uma Assembleia sobre os Caminhos de São Tiago, um circuito religioso inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.
Com a entrada oficial de Ouro Preto ao roteiro no início de novembro, Administrações Municipais, Secretarias de Cultura e Associações Empresariais devem se preparar, agora, para a estruturação dos 220Km de percurso entre Santa Rita de Ouro Preto e São Tiago, no Campo das Vertentes. Algo que deve acontecer, segundo o Prefeito são-tiaguense e o Coordenador do projeto, Denílson Reis (PSDB), já no início de 2018.
De acordo com ele, o momento atual é de levantamento envolvendo os custos da iniciativa, que será bancada pelas próprias Prefeituras por enquanto. “A ideia desse trajeto surgiu ainda em 2007 com o senhor Elias Lima, de Conselheiro Lafaiete. De lá para cá, foram então dez anos de conversas que ganharam força agora e encaminham para a efetivação do roteiro. E ele começa com estudos sobre como demarcá-lo, simbolizá-lo”, explica.
A princípio o roteiro se chamaria “Caminho de São Tiago”, no singular. Aos poucos, porém, a ideia foi ganhando novos formatos e, em uma segunda etapa de implantação, nos próximos anos, poderá incluir mais municípios e rotas alternativas entre a Terra do Café com Biscoito e Santa Rita de Ouro Preto, o que pode criar roteiros dentro o próprio roteiro.
Por enquanto, a iniciativa engloba os seguintes municípios: São Tiago, Ritápolis, Resende Costa, Lagoa Dourada, Coronel Xavier Chaves e Entre Rios de Minas, no Campo das Vertentes. A esses locais se somam Casa Grande, Queluzito, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e Ouro Preto.
Empreendedorismo
Além de um trajeto para devoção de fé dos romeiros, os Caminhos de São Tiago visam representar impulsos importantes para o turismo nas comunidades que fazem parte dele, e é exatamente por isso que os idealizadores buscam parcerias com Empresas, Arquidioceses e Dioceses, na busca da viabilidade.
*Informações Gazeta de São João del Rei
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50