Aconteceu na noite de ontem (05) a 20ª Sessão Ordinária da Câmara de Prados neste ano de 2017, a última do ano. Ainda haverá uma Sessão no dia 19, mas esta é apenas para eleger a Mesa Diretora do exercício 2018. Mais uma vez não houve transmissão pela internet devido a problemas técnicos.
Foram aprovadas as contas do Executivo (ano 2015) e foi também aprovado um projeto do Executivo que autoriza o aumento da suplementação de gastos da Prefeitura de 25 para 30%. Na prática, o projeto autoriza a Prefeitura a aumentar o gasto fora do orçamento, mas é por uma boa causa, o valor a mais será encaminhado à Santa Casa.
É interessante ressaltar que ao aprovar as contas de 2015 os Vereadores Vagner e Lourival afirmaram que apesar das contas terem sido aprovadas pelo Tribunal de Contas, eles não tiveram tempo de revisa-las, e que dessa forma aprovavam, mas que iriam fazer posteriormente uma análise detalhada de tudo. O Vereador Daniel ressaltou que o Tribunal de Contas do estado tem a competência para analisar, competência que a Câmara não tem em sua opinião, e que como sempre fez, aprovava por acreditar na capacidade dos técnicos do órgão.
Alguns momentos da Tribuna:
Os Vereadores Paulinho, Vicentina e Giselda usaram boa parte de seu tempo para pedir união entre os Parlamentares, para apoiar a boa governança do Prefeito Juninho.
O Vereador Naninho fez reivindicações com relação a ruas e estradas em Bichinho.
O Vereador Vagner fez elogios a conservação do cemitério municipal e pediu ao Líder do Governo que se cobre explicações da Secretaria de Transporte referentes a um motorista que teria deixado um paciente para trás em São João Del Rei.
O Vereador Lourival enalteceu o Prefeito Juninho e os Secretários Rildo e Anderson, segundo ele os grandes responsáveis pela aquisição da usina de bloquetes, ele ainda ressaltou o quanto confia na escolha do local de sua instalação. O Vereador comentou também sobre veículos, citando vários exemplos ele afirmou que a oposição que hoje pede planilhas dos carros, no passado deixava motoristas rodarem sem cobrança, fosse com lavagem ou carregando a família. Ele reclamou dos acionamentos que a oposição fez junto ao Ministério Público, com pedidos de explicações.
O Vereador Daniel parabenizou os Ex-Secretários Marcos Possa e Keila pelos ótimos resultados no ICMS esportivo, turístico e patrimonial, ele ainda fez elogios pelo quanto os novos Secretários tem se empenhado na manutenção dos bons resultados e criticou mudanças recentes no trânsito.
O Vereador César Cabeção rebateu o Vereador Lourival em sua fala, segundo ele o Ministério Público é um recurso que se tem para obter explicações quando estas não são dadas pelo Executivo aos Vereadores, ele deu exemplo do calçamento das duas ruas de Pinheiro Chagas, o qual não foi encontrada a licitação, isso foi solicitado no dia 27 à Prefeitura e caso não seja apresentada resposta, segundo ele a oposição novamente acionará o Ministério Público pois é o procedimento em prol da transparência. Disse que nunca compactuou com os erros dos motoristas no passado, mas que pediu a planilha pois todos sabem que o Secretário de Saúde vem e volta de casa no carro da Prefeitura, que seria mais fácil e bonito que a Prefeitura admitisse isso.
Por fim, o Vereador Lourival voltou à Tribuna como Líder do Governo e respondeu questionamentos de Sessões anteriores.
Curiosidade
Um fato curioso é que apesar de debates, indicações, solicitações e polêmicas ao longo do ano, chegamos ao fim do primeiro ano de mandato desta Legislatura sem a aprovação de nenhum projeto de lei proposto pela própria casa, tudo que foi aprovado foi enviado pela Prefeitura. Ao longo do ano houve apenas dois projetos criados por Vereadores, um do Vereador César Cabeção, que visava diminuir salários dos próprios Parlamentares e não pôde ser votado por ser inconstitucional, e outro, do Vereador Delfim, que visava dar nome a uma rua em Pinheiro Chagas, mas este foi retirado nesta Sessão do dia 05/12, pois descobriu-se que a rua já tinha um nome, projeto do então Vereador Dejair.
————————————————————
Atualizado às 15:00 do dia 06/12. Atualizamos a fala do vereador Vagner, que mencionou um “motorista” e não um “motorista de ambulância” como havíamos erradamente mencionado.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50