A dengue, como todos sabem, é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e pode ser mortal. O mosquito começa a se reproduzir durante os meses mais quentes, quando as chuvas são mais abundantes. A reprodução se dá justamente em poças de água limpa e parada. O mosquito põe os ovos e depois de algumas semanas as larvas eclodem.
O verão é a época de maior incidência da doença e, para prevenir a transmissão, algumas medidas são necessárias. Mesmo a doença estando sob controle em nosso município, o Prados Online resolveu te dar 10 dicas pra que todos juntos façamos com que continue assim:
- Não deixe acúmulo de água;
- Ponha areia nos pratos dos vasos das plantas;
- Faça furos nos pneus velhos e outros recipientes que possam acumular água;
- Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
- Remova folhas e galhos das calhas de chuva;
- Evite cultivar plantas aquáticas;
- Mantenha latas e garrafas com a boca para baixo;
- Use telas protetoras, isso evita a entrada do mosquito em sua residência;
- Cuide bem das piscinas, seja com os produtos adequados ou cobrindo-a quando não estiver em uso;
- Preste atenção ao lixo. Muitas pessoas pensam que os lixos, por acumularem água suja, não apresentam perigo à dengue. Mas a verdade é que se há água acumulada, há a possibilidade de reprodução do mosquito. Para isso, vede os sacos de lixo e não os deixe expostos.
Por fim, ao ver terrenos e quintais com acúmulo de água, em caso de dúvidas sobre a doença, acione a secretaria de saúde de Prados, no telefone (32)3353-6388.