Os versos da canção intitulada “Festa de Santos Reis” do músico Brasileiro Tim Maia, fazem uma homenagem a festividade que é comemorada todo dia 6 de janeiro em várias regiões do país, incluindo Prados Nazareno, São João del-Rei e Conceição da Barra de Minas e cidades vizinhas.
De acordo André Ribeiro, graduado em história pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), a prática da Folia foi trazida da Europa e incorporada na cultura brasileira. “Ações como essas proporcionam convergência de grupo e fortalecimento de laços de solidariedade, uma vez que a simbologia que elas carregam conduz a uma ‘cristianidade’ e uma vida de luta em comum. Essa prática tem a capacidade de fortalecer os vínculos, a memória e identidade de grupo por meio da ‘passada da Folia’ de casa em casa, momento do auge em que o simbólico se junta à materialidade do evento”, conclui.
A Tradição
Cantos, danças e estandartes compõem a manifestação. “As pessoas envolvidas cantam, dançam e carregam a bandeira da Folia até as casas como forma de devoção aos Santos ou aos três reis magos. Devoção essa que se revela também nas brincadeiras, contos e símbolos presentes no Éthos deste grupo. Ao mesmo tempo, remete a uma narrativa bíblica que enuncia o nascimento do Salvador do mundo na figura do menino Jesus”, afirma Ribeiro.
Patrimônio Cultural Imaterial
Segundo os dados do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), existem atualmente 1.215 grupos de Folias cadastrados no Estado de Minas Gerais. No Estado, as folias passaram a ser reconhecidas como patrimônio cultural imaterial no dia 6 de janeiro de 2017.
*Adaptado do texto original de Thais Andressa, do site Van UFSJ
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50