Foi no último dia 10 que publicamos uma matéria que mostrava que já haviam 3 mortes confirmadas por febre amarela e mostrava o mapa da doença em Minas (relembre), de lá pra cá os casos aumentaram, e hoje (16/01) já são 12 mortes confirmadas.
A febre amarela avança no estado, com crescimento no número de cidades atingidas, de mortes suspeitas e confirmadas e também de casos sob investigação. A cidade com o maior registro de óbitos é Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, que teve o quarto caso constatado. Goianá, na Zona da Mata, também confirmou um óbito nesta segunda-feira (15), totalizando 12 no Estado – 11 confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e mais um informado pela Prefeitura de Barra Longa, também na Zona da Mata, mas ainda fora das estatísticas oficiais do Estado.
Belo Horizonte, que até então não aparecia na lista da SES, entrou no balanço com três ocorrências de internação e cura sob averiguação. Outras quatro pessoas teriam morrido no Hospital Eduardo de Menezes, na capital, com indícios da doença, sendo duas oriundas de Caeté, na região metropolitana, e duas de Mariana, na região Central. No total, o Estado tem 34 casos em investigação, sendo oito óbitos e 26 internados ou curados.
Vacinação
A vacina contra Febre Amarela está disponível gratuitamente nos Postos de Saúde, visando público com idade superior a 9 meses e inferior a 60 anos. Para isso, basta apresentar o Cartão de Vacinas no posto mais próximo de casa.
Quem tiver perdido o documento também deve procurar uma unidade de saúde para receber orientações sobre como proceder. Apenas uma dose da fórmula é suficiente para imunização para o resto da vida.
Não seja babaca, não mate o macaco
O Prados Online aproveita pra repetir o pedido que já fez em outras oportunidades. É sempre bom ressaltar que os macacos não transmitem a doença, sua transmissão ocorre através da picada de insetos (Aedes aegypti e Haemagogus e Sabethes) que estejam contaminados com o vírus. Os macacos também são vítimas da doença e morrem alguns dias depois de iniciado os sintomas, eles acabam sendo nossos parceiros e nos alertam do perigo. Dessa forma, é importante que não sejam mortos ou feridos.
Muito pelo contrário, ao ver um macaco morto em algum lugar, avise a autoridades de saúde do município, o alerta ajudará as autoridades a planejarem as ações necessárias.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50