Aconteceu na noite de ontem (20) a segunda Sessão Ordinária da Câmara de Prados em 2018. A Sessão foi marcada por discursos acalorados por parte de Vereadores tanto de situação quanto de oposição.
Houve a leitura de uma moção de pesar do Vereador Vagner, pela morte do Bispo Dom Célio e também da correspondência da Caixa Econômica, a qual informava que foi liberada a verba para o calçamento entre a Rua Nova e Atalaia (valor de R$245 mil), além de um projeto do Vereador Lourival, que dá nome a uma rua no bairro Taipa.
Foi votada e aprovada a moção de pesar, aí veio a votação de um projeto lido na Sessão anterior (relembre), no qual a Prefeitura altera novamente sua estrutura organizacional, e na prática, cria mais dois cargos comissionados (indicados, contratados sem concurso público). O Vereador Daniel questionou o projeto, disse ter pedido e não obtido explicações na Prefeitura com relação a necessidade dos cargos, salientou ainda que não via sentido no fato da Prefeitura não ter tido dinheiro para reajustar no último ano o salário dos funcionários de carreira, mas ter tido dinheiro para 13º dos Secretários, novos cargos criados em 2017 e agora mais esses dois, que vão impactar em mais de R$3000,00 ao mês a folha municipal. O projeto foi à votação e os Vereadores aprovaram a reorganização e criação dos dois cargos por 4 votos a 3 (Como mostra a foto principal da matéria, Vagner, Lourival, Vicentina e Delfim foram a favor, enquanto Daniel, César e Naninho foram contra. Giselda não estava presente).
Foi ainda aprovado um projeto que regulamenta um limite de diárias dos Vereadores em viagens oficiais, nesse houve os comentários dos Vereadores Lourival e Daniel, ambos ressaltando que aqui nunca houve “farra” com diárias, mas que o projeto é importante pois delimita e dá transparência. O projeto de convênio da Prefeitura com o Uniptan também foi aprovado.
Vieram então as falas dos Vereadores na Tribuna. De maneira geral, os Vereadores deram condolências à família da senhora Nair, mãe do Ex-Vereador Diniz e tia do Vereador César, falecida no último fim de semana, eles fizeram elogios ao carnaval 2018, apenas com uma ressalva do Vereador Naninho referente a segurança no carnaval de Vitoriano Veloso. Veja outras falas destacadas dos Parlamentares:
O Vereador César cabeção usou seu tempo para questionar o alvoroço feito em torno do calçamento de duas ruas em Pinheiro Chagas segundo ele, enquanto o Governo Liu calçou 53 ruas em Prados, ele criticou diretamente o Presidente da casa que na última Sessão chamou de “covardia e maldade” o fato das duas ruas não terem sido calçadas na época.
A Vereadora Vicentina criticou os calçamentos das administrações anteriores, segundo ela são ruas estreitas, ficaram dívidas e por exemplo, na Estação de Prados foi 1 rua apenas e mal calçada.
A Vereadora foi rebatida em seguida pelo Vereador Daniel, que afirmou que ficou dinheiro para o calçamento das ruas licitadas, e com relação a Estação de Prados, ele enfatizou que antes de Gustavo Gastão não havia ruas calçadas naquela comunidade e que hoje são várias, incluindo a praça as ruas laterais e a subida da Igreja.
O Vereador Delfim ponderou as falas dos Vereadores anteriores, afirmando que sim, todo mundo (PSDB, MDB, PT) que passou pela Prefeitura calçou ruas, como o Juninho continua fazendo, e que ninguém deve obrigação a ninguém por isso, que políticos estão lá pra isso. Ele finalizou falando do calçamento do caminho para o Atalaia, cuja emenda parlamentar veio a seu pedido, segundo ele uma vitória depois de anos de luta.
O assunto calçamento também foi pauta do Vereador Lourival, que afirmou que Juninho “pegou” a Prefeitura no SPC, e que o que foi calçado na administração anterior ficou sim em dívidas para serem pagas agora, e que além disso houve perseguição, que a “rua do Jonattan” não foi calçada por motivos políticos, assim como “a do Marcio Julião” na Vila Carassa. O Vereador leu uma nota da regional de saúde, na qual se parabeniza Prados (segundo quadrimestre de 2017) pelo desempenho na área, acima da média regional.
O Vereador Delfim, como Líder do Governo, respondeu aos questionamentos dos outros Vereadores, e é interessante ressaltar que dentre as respostas estava o assunto reajuste de salários dos funcionários concursados, e que segundo ele por enquanto não há previsão e planejamento para tal.
O Presidente da casa, Paulinho do Bá, fechou a Sessão reafirmando que acha sim que foi feito covardia com os moradores das ruas que ficaram sem calçamento, que essas ruas foram sim deixadas pra trás por motivos políticos, e que todo mundo na cidade sabe disso.
As Sessões da Câmara são transmitidas ao vivo pelo site www.prados.cam.mg.gov.br e o áudio original desta Sessão, em toda sua íntegra, pode ser solicitado na própria Câmara Municipal por qualquer cidadão.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50