Em junho de 2017 a Presidente do Conselho de Preservação e Patrimônio de São João Del Rei, Ruth Viegas, solicitou a retirada dos jornais de parede da cidade alegando haver poluição visual e obstrução da visibilidade de algumas construções, principalmente na fachada dos prédios da Prefeitura e da Câmara Municipal. Naquela ocasião a Prefeitura não acatou a decisão, acreditando que os jornais são patrimônio dos sanjoanenses.
Atualmente existem cinco jornais murais em São João Del Rei, sendo o Jornal do Poste, o mais famoso deles. Fundado na década de 50 por Joanino Lobosque – dono do Bar Bife de Ouro e fiscal fazendário, o jornal já ganhou até o “Prêmio Esso de Jornalismo”, o mais famoso prêmio de jornalismo impresso no Brasil. A redação do jornal era no próprio bar, onde o dono ouvia as notícias pelo rádio a noite ou de madrugada e logo que o dia amanhecesse ele as redigia, em versão pessoal, no jornal mural. A partir de 1991 o Jornal do Poste passou a pertencer a Cláudio José Monteiro.
Agora, a jornalista e Vereadora Lívia Guimarães idealizou e colocou em tramitação na Câmara, o projeto que prevê que tornam os jornais murais Patrimônio Público Imaterial de São João Del Rei. Nesta terça (20), o projeto foi aprovado na Câmara Municipal em 1º turno, o 2º turno da votação do projeto acontecerá hoje, 27 de março, as 16:00 na Câmara Municipal.
Nós do Prados Online gostaríamos de parabenizar a Vereadora pela bela iniciativa. Tomara que seja realmente aprovado, tem que ser valorizado.
*Informações: Van UFSJ
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50