Foi no início da tarde de 26/03 que Patrícia Pinheiro, moradora da Rua Carlos Alberto S. Miranda, bairro Alto de Santana, Prados, usou as redes sociais para desabafar. Algum vizinho havia envenenado sua gata de estimação.
A gata foi encontrada nas proximidades de casa ainda com vida, foi atendida pelo Veterinário Alexandre Campos, que constatou o envenenamento provavelmente por chumbinho, mas que infelizmente devido a rápida ação do veneno, não conseguiu salvar o animal. No estômago da gata havia presunto recheado de veneno.
Ainda na noite do dia 26, outra gata, também de uma moradora daquela rua foi encontrada praticamente no mesmo local, também morta por envenenamento. O fato se repetiu na manhã do dia 27, quando o terceiro animal foi encontrado morto com os mesmos sintomas, e praticamente no mesmo local.
Envenenar animais é crime e da cadeia
Tanto a venda do chumbinho, que é proibida, quanto o envenenamento de animais são contravenções penais.
O responsável pode ser enquadrado em vários crimes como Crueldade contra Animais (Lei 3688/41, art. 64 e Lei 9605/98, art. 32). No caso da venda do chumbinho, o crime é Contra a Saúde Pública (art. 273 parágrafo 1º-B, inciso I e IV do Código Penal). Neste caso, a pena de reclusão é de 10 a 15 anos de prisão.
Neste caso, a Patrícia, com laudo do Veterinário em mãos, fez um Boletim de Ocorrência, procedimento que deveria ser sempre adotado nesses casos. Se alguém viu ou sabe de alguma informação que pode identificar o autor do envenenamento, pode entrar em contato com a Polícia Militar de Prados, através do telefone 190.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50